Domingo sob alerta de tempestades no Sul e risco de geadas no Sudeste: INMET emite avisos para mais de 1500 municípios

Alertas emitidos pelo INMET para este domingo trazem risco de tempestades severas para a região sul e frio intenso com geadas pontuais para a região sudeste.

Fotografias de uma geada (esquerda) e uma tempestade (direita).
Alertas do INMET para este domingo trazem risco de tempestades severas para a região sul e frio intenso com geadas pontuais para a região sudeste.

Neste domingo (03), condições meteorológicas adversas serão registradas no centro-sul do Brasil: Em boa parte da região Sul e do Mato Grosso do Sul, tempestades podem causar transtornos para a população, como resultado do avanço de uma frente fria na região.

Enquanto isso, no Sudeste, as baixas temperaturas (que já têm sido registradas nos últimos dias) vão continuar intensas e podem ocasionar geadas durante a madrugada em alguns municípios de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Mapa de alertas emitidos pelo INMET para o domingo.
Mapa de alertas de chuva e geada emitidos pelo INMET para o domingo no centro-sul do país

Por isso, para não ser pego de surpresa, vamos conferir juntos detalhes sobre a previsão e sobre os alertas emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) para este domingo (03).

Alertas de tempestades no centro-sul do país

O INMET emitiu avisos de tempestade para todo o Rio Grande do Sul, boa parte de Santa Catarina (oeste, sul e região serrana) e todo o sul e oeste do Paraná, além de grande parte do Mato Grosso (incluindo o sudoeste do estado e a região do pantanal).

Ao todo, os dois avisos emitidos pelo órgão englobam 1532 municípios dos quatro estados, onde foi sinalizado que há risco de chuvas moderadas de até 50 mm por dia, ventos intensos de até 60 km/h e queda de granizo. As tempestades podem, ainda, chegar à acumulados totais de 100 mm em alguns municípios, de acordo com previsões da Meteored.

Essas chuvas trazem riscos de alagamentos, graças aos volumes de chuva relativamente altos; de corte no fornecimento de energia elétrica e queda de galhos de árvores devido aos ventos; e de estragos em plantações devido ao granizo.

Previsão de acumulados totais de chuva até o final da segunda-feira.
Previsão de acumulados totais de chuva até o final da segunda-feira ilustra regiões que serão mais atingidas pela chuva, com alguns municípios do Rio Grande do Sul registrando mais de 100 mm.

Há risco ainda de que as tempestades tragam descargas elétricas (raios). Portanto, procure tomar cuidados durante as tempestades, como não se abrigar debaixo de árvores ou quiosques, e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Além disso, evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Risco de geadas no Sudeste

Além disso, o INMET emitiu também avisos de possibilidade de geada nos arredores da Serra da Mantiqueira, numa região que compreende o extremo sul de Minas Gerais, parte do Vale do paraíba paulista e o extremo sul do Rio de Janeiro, com um total de 38 municípios.

De acordo com o INMET, há risco de temperaturas de até 3ºC durante a madrugada, o que traz risco de geadas pontuais e pequenas perdas em plantações. Previsões da Meteored indicam que as temperaturas podem chegar a até 0ºC.

Diversas cidades de São Paulo, sul de Minas Gerais e sul do Rio de Janeiro continuarão registrando temperaturas mínimas inferiores a 10ºC durante a madrugada ao longo dos próximos dias, mas as geadas devem se restringir apenas à região mencionada acima.

Previsão de temperaturas mínimas no domingo durante a madrugada.
Previsão de temperaturas mínimas no domingo durante a madrugada mostra que alguns municípios ao redor da Serra da Mantiqueira registrarão temperaturas baixíssimas de até 0ºC.

Para se preparar ainda mais e não ser pego de surpresa pelo tempo neste domingo, não deixe de conferir a previsão exata de chuva e de temperaturas mínimas para o seu município específico. Isso tudo está disponível aqui no portal da Meteored | Tempo.com.