Do frio ao calor intenso: Sul e Sudeste vão enfrentar forte aumento das temperaturas nos próximos dias

Uma massa de ar polar está atuando no país neste momento, trazendo frio intenso e geadas para o Sul e Sudeste. No entanto, previsões indicam que o calor volta até o final da semana, com um aumento de mais de 10°C nos termômetros.

Previsão de anomalias de temperatura em 850 hPa nesta terça-feira (esquerda) e no domingo (direita).
Previsão de anomalias de temperatura em 850 hPa nesta terça-feira (esquerda) e no domingo (direita) mostra que haverá uma elevação gradual das temperaturas nos próximos dias.

Nos últimos dias, uma massa de ar frio avançou pelas regiões Sul e Sudeste e fez as temperaturas despencarem. Algumas das menores temperaturas registradas pelas estações do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) nesta terça-feira (21) foram:

  • Pico do Couto (RJ): 2,6°C
  • Campos do Jordão (SP): 3,2°C
  • São José dos Ausentes (RS): 4,2°C
  • Monte Verde (MG): 5,3°C
  • Nova Friburgo (RJ): 6,0°C

Com temperaturas tão baixas, houve ocorrência de geadas pontuais em vários municípios do Sul e do Sudeste ao longo dos últimos dias, especialmente em regiões de maior altitude como serras, montanhas e picos.

Isso ocorreu devido ao avanço de uma frente fria muito intensa pelo país e uma massa de ar polar de grande abrangência, que está fazendo as temperaturas caírem até mesmo em estados do Norte e do Nordeste do país - como pode ser visto na figura acima.

No entanto, previsões já indicam uma mudança no tempo até o final da semana.

Calor retorna ao Brasil dentro de sete dias

Embora a massa de ar frio ainda mantenha as baixas temperaturas em grande parte do país ao longo da semana, existe uma tendência de que, gradualmente, as temperaturas voltem a subir. A previsão para São Paulo capital ilustra essa situação:

Previsão do tempo para São Paulo capital nos próximos 7 dias.
Previsão do tempo para São Paulo capital ilustra aumento das temperaturas ao longo dos próximos dias, com a máxima / mínima de 19°C / 9°C indo para 33°C / 20°C, um aumento de mais de 10°C.

Isso ocorre porque o ar frio seguirá em direção ao oceano, deixando de atuar no país, e a radiação solar voltará a aquecer o solo, fazendo as temperaturas se elevarem gradualmente ao longo da semana. Já a partir de quarta-feira, geadas se tornam improváveis no Sul, ocorrendo apenas nos pontos mais altos da Serra da Mantiqueira, no Sudeste.

Com esse aumento gradual das temperaturas, até a próxima segunda-feira (27), alguns municípios vão registrar um aumento de mais de 10°C, como é o caso de São Paulo capital (vide imagem acima).

Já no domingo (26), a massa de ar frio terá deixado de atuar na maior parte do país, dando espaço para um aquecimento que voltará a deixar as temperaturas mais altas do que o normal - especialmente na região que compreende Paraná, São Paulo e Minas Gerais, onde o aquecimento será mais pronunciado.

Previsão de anomalias de temperatura em 850 hPa no domingo.
Previsão de anomalias de temperatura em 850 hPa no domingo mostra que a massa de ar frio já terá deixado de atuar na maior parte do país, trazendo novamente temperaturas mais elevadas.

Por enquanto, não há previsão de outra frente fria ou massa de ar frio tão intensa quanto essa avançando pelo país ao longo de Outubro. A tendência é, portanto, que Novembro se torne um mês mais quente do que esse. Ainda assim, vale notar que uma frente fria menos abrangente vai atuar ao longo da última semana de Outubro.

Frio pode retornar no final de Outubro

Um novo sistema frontal irá se formar na semana que vem e pode fazer as temperaturas caírem novamente no Sul e no Sudeste do país, inclusive com possibilidade de formação de geadas no Rio Grande do Sul.

Previsão de temperaturas na quinta feira da semana que vem (dia 30).
Previsão de temperaturas na quinta feira da semana que vem (dia 30) mostra que há possibilidade de formação de mais geadas tardias no Rio Grande do Sul no final de Outubro.

Embora as temperaturas possam cair também no Sudeste ao longo da semana que vem, essa frente terá menor abrangência e o frio NÃO será tão intenso quanto o registrado ao longo da semana atual. Até o momento, não há previsão de novas geadas na região Sudeste após esta semana.

De qualquer maneira, não deixe de conferir as atualizações das previsões e nem as previsões específicas para o seu município, que estão disponíveis aqui no portal da Meteored. Assim você evita ser pego de surpresa pelo frio intenso.