Ciclone traz semana chuvosa e de temperaturas atípicas paras as capitais de SP e do RJ; confira a previsão
A atuação de um ciclone no oceano Atlântico promete uma semana chuvosa e com temperaturas atípicas em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Um ciclone híbrido - que combina características de ciclones extratropicais (de latitude média) e ciclones tropicais (como tempestades tropicais e furacões) - está se formando no oceano Atlântico, à leste da costa da Região Sudeste. Durante este processo, conforme a pressão atmosférica diminui, tempestades e chuvas intensas acontecem.
De fato, como antecipado pela Meteored, tempestades e chuvas extremas vêm sendo registradas no Brasil desde ontem:
- No Rio Grande do Sul e em São Paulo, tempestades com granizo deixaram as ruas cobertas de gelo e causaram estragos
- Em Ubatuba, no litoral norte de São Paulo a precipitação ultrapassou 180 mm nas últimas 24 horas, causando muitos transtornos
Além disso, diversas outras cidades ultrapassaram os 100 mm nas últimas 24 h.

O ciclone deve se consolidar na terça-feira (25), e sua atuação irá afetar o tempo em São Paulo e no Rio de Janeiro esta semana, deixando o céu encoberto, com possibilidade de chuva e as temperaturas abaixo da média. Confira os detalhes.
Semana com temperaturas atípicas em SP e RJ
A previsão de anomalia semanal do modelo ECMWF, de confiança da Meteored, indica que entre os dias 24 de novembro e 1° de dezembro, as temperaturas serão até 1,5°C abaixo da média em uma área que abrange parte das regiões Sul e Sudeste.

Isso se deve à formação e atuação do ciclone, que vem favorecendo chuvas intensas e nebulosidade sobre a região. A maior cobertura de nuvens bloqueia parte da radiação atmosférica, o que mantém as temperaturas amenas.
Chuva diminui, dias nublados permanecem
Até o fim da segunda-feira (24) ainda há previsão de tempestades com chuvas intensas nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, podendo alcançar a capital fluminense.
A partir de terça-feira (25) a intensidade das chuvas diminui em grande parte de ambos os estados, mas não cessa totalmente. Enquanto grande parte da faixa leste deve ter chuvas fracas ao longo do dia, chuvas intensas ainda podem ocorrer nas regiões de:
- Taubaté (SP)
- No litoral, entre SP e RJ
- Metade norte do RJ, especialmente na região de Campos dos Goytacazes
Entre quarta (26) e sexta-feira (28), há previsão apenas de chuvas leves sobre os dois estados, com predomínio de nebulosidade principalmente na faixa leste. O sol deve aparecer entre nuvens, intercalando com períodos totalmente nublados e possibilidade de garoa.

Como dito anteriormente, esta nebulosidade e possibilidade de chuvas fracas ao longo da semana, se deve ao ciclone que irá atuar na costa da região Sudeste. Seu giro (no sentido horário) irá favorecer o transporte de umidade em direção à costa, deixando o tempo encoberto na faixa leste e a diminuindo as temperaturas.
Temperaturas ficam amenas na faixa leste
As temperaturas mínimas serão mais frias que o normal em todo o território dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro até, pelo menos, sexta-feira (28). Em algumas áreas, os valores previstos estarão até 8°C abaixo da média. Este é o caso da Serra do Rio de Janeiro na quarta-feira (26), onde as temperaturas podem chegar a 8°C.

Porém, em relação às temperaturas máximas, apenas a faixa leste dos estados terá temperaturas amenas e abaixo da média. No interior de São Paulo, por exemplo, os termômetros podem alcançar os 37°C na quinta-feira (27), enquanto na capital paulista a máxima prevista de 22°C corresponde à uma anomalia de cerca de 6°C abaixo da média.

As temperaturas mínimas podem ficar abaixo dos 10°C nas áreas mais elevadas das regiões serranas, e devem ficar entre 12°C e 15°C na faixa leste dos estados do RJ e SP (exceto pela faixa litorânea, com mínimas em torno dos 18-20°C, como na capital fluminense). As temperaturas máximas serão amenas na faixa leste, em torno dos 23°C, até quinta (27), mas voltam a subir na sexta-feira (28).
O tempo nas capitais
Confira agora os detalhes da previsão de temperatura para as duas maiores capitais do Brasil, São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ).
São Paulo
- Terça-feira (25): 17°C a 22°C
- Quarta-feira (26): 15°C a 23°C
- Quinta-feira (27): 15°C a 22°C
- Sexta-feira (28): 16°C a 29°C
Rio de Janeiro
- Terça-feira (25): 22°C a 24°C
- Quarta-feira (26): 20°C a 23°C
- Quinta-feira (27): 19°C a 23°C
- Sexta-feira (28): 20°C a 24°C
Na capital paulista, as chances de chuva são baixas, e mais prováveis segunda (24), terça (25) e sexta-feira (28). Já no Rio de Janeiro (RJ), há possibilidade de garoa até quinta-feira (27). Continue acompanhando as atualizações da previsão do tempo e saiba o que esperar.