Ciclone extratropical traz mudança radical ao Brasil: tempestades e rajadas de mais de 100 km/h; veja as áreas em risco
O sistema formará tempestades sobre as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com chuvas que podem ultrapassar os 100 mm acumulados e rajadas de vento severas que podem chegar a 130 km/h.

Entre a segunda-feira (8) e a terça-feira (9), uma região de baixa pressão começará a se aprofundar sobre a região Sul do Brasil e originará um ciclone extratropical sobre a região, causando chuvas intensas e rajadas fortes de vento.
O sistema será capaz, ao longo dos próximos dias, de causar tempestades significativas não só na região Sul, como também no Sudeste e Centro-Oeste.
Tempestades começam na Segunda-feira
Já ao longo da segunda-feira (8), a baixa pressão começa a causar tempestades localizadas sobre o Paraná, o oeste do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, e também em municípios localizados do Mato Grosso do Sul e de São Paulo.

Nas regiões mencionadas, já há possibilidade de pancadas de chuva de até 50 mm ao longo da segunda-feira, que podem ocasionar pequenos alagamentos, especialmente em áreas urbanas - embora as capitais Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba sejam afetadas apenas por chuvas fracas.
Ciclone intenso se configura na terça-feira
O sistema ganhará intensidade de verdade na terça-feira (9). Ao longo do dia, será capaz de ocasionar pancadas de chuva generalizadas em todos os municípios da região Sul, São Paulo e Mato Grosso do Sul, além de impulsionar a formação de chuvas sobre Minas Gerais, Mato Grosso, Rio de Janeiro e Goiás.

As pancadas geram acumulados que podem chegar a até 150 mm de chuva. Com isso, existe risco de enchentes, alagamentos e deslizamentos de terra, além de descargas elétricas (raios) e ocorrências isoladas de granizo no Rio Grande do Sul.
Ventos ultrapassam os 100 km/h na quarta-feira
Conforme o sistema continua se aprofundando e avançando em direção ao Oceano Atlântico na quarta-feira (10), será capaz de causar não apenas chuvas intensas, como também rajadas severas de vento no Sul e no Sudeste do Brasil.

Durante a tarde, as rajadas de vento no Sul de Minas Gerais, no Rio de Janeiro e em São Paulo podem chegar a velocidades de 90 km/h, enquanto no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina as rajadas atingem valores extremos de 130 km/h, como pode ser observado na imagem acima.
Felizmente, já na quinta-feira (11) o sistema se afastará em direção ao oceano e deixará de afetar o tempo na região Sul, onde o tempo aberto, firme e seco volta a predominar. No entanto, os resquícios de sua frente fria ainda serão capazes de formar chuvas sobre o Sudeste e o Centro-Oeste ao longo dos dias seguintes.
Por isso, para não ser pego de surpresa pelo mau tempo, não deixe ainda de conferir as previsões detalhadas e específicas para o seu município que estão disponíveis aqui no website. Basta buscar pela sua cidade no topo do portal.