Ciclone extratropical traz mudança radical ao Brasil: tempestades e rajadas de mais de 100 km/h; veja as áreas em risco

O sistema formará tempestades sobre as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com chuvas que podem ultrapassar os 100 mm acumulados e rajadas de vento severas que podem chegar a 130 km/h.

Fotografia de uma tempestade com nuvem-prateleira avançando.
O sistema formará tempestades severas sobre o Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com chuvas que ultrapassam 100 mm e rajadas de vento de até 130 km/h.

Entre a segunda-feira (8) e a terça-feira (9), uma região de baixa pressão começará a se aprofundar sobre a região Sul do Brasil e originará um ciclone extratropical sobre a região, causando chuvas intensas e rajadas fortes de vento.

Ciclones extratropicais são sistemas meteorológicos com milhares de quilômetros de diâmetro e com características específicas: São assimétricos, possuem frentes frias associadas e núcleos frios em toda a troposfera.

O sistema será capaz, ao longo dos próximos dias, de causar tempestades significativas não só na região Sul, como também no Sudeste e Centro-Oeste.

Tempestades começam na Segunda-feira

Já ao longo da segunda-feira (8), a baixa pressão começa a causar tempestades localizadas sobre o Paraná, o oeste do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, e também em municípios localizados do Mato Grosso do Sul e de São Paulo.

Previsão de probabilidade de chuva na segunda-feira durante a noite.
Previsão de probabilidade de chuva na segunda-feira durante a noite mostra as regiões onde há maior probabilidade de ocorrência de chuva em decorrência da formação do ciclone.

Nas regiões mencionadas, já há possibilidade de pancadas de chuva de até 50 mm ao longo da segunda-feira, que podem ocasionar pequenos alagamentos, especialmente em áreas urbanas - embora as capitais Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba sejam afetadas apenas por chuvas fracas.

Ciclone intenso se configura na terça-feira

O sistema ganhará intensidade de verdade na terça-feira (9). Ao longo do dia, será capaz de ocasionar pancadas de chuva generalizadas em todos os municípios da região Sul, São Paulo e Mato Grosso do Sul, além de impulsionar a formação de chuvas sobre Minas Gerais, Mato Grosso, Rio de Janeiro e Goiás.

Previsão de pressão, nebulosidade e chuva na terça-feira ao meio-dia.
Previsão de pressão, nebulosidade e chuva na terça-feira ao meio-dia mostra um ciclone bem configurado, com centro sobre a região Sul e frente fria que chega até o Sudeste e Centro-Oeste.

As pancadas geram acumulados que podem chegar a até 150 mm de chuva. Com isso, existe risco de enchentes, alagamentos e deslizamentos de terra, além de descargas elétricas (raios) e ocorrências isoladas de granizo no Rio Grande do Sul.

Ventos ultrapassam os 100 km/h na quarta-feira

Conforme o sistema continua se aprofundando e avançando em direção ao Oceano Atlântico na quarta-feira (10), será capaz de causar não apenas chuvas intensas, como também rajadas severas de vento no Sul e no Sudeste do Brasil.

Previsão de rajadas de vento na quarta-feira durante o final da tarde.
Previsão de rajadas de vento na quarta-feira durante o final da tarde mostra rajadas de vento que podem ultrapassar os 100 km/h em diversos municípios do RS e de SC.

Durante a tarde, as rajadas de vento no Sul de Minas Gerais, no Rio de Janeiro e em São Paulo podem chegar a velocidades de 90 km/h, enquanto no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina as rajadas atingem valores extremos de 130 km/h, como pode ser observado na imagem acima.

Isso traz riscos altíssimos de quedas de árvores, objetos altos como placas e letreiros, torres de transmissão de energia, além de causar danos em construções do litoral gaúcho e catarinense e movimentar dunas de areia sobre construções da orla.

Felizmente, já na quinta-feira (11) o sistema se afastará em direção ao oceano e deixará de afetar o tempo na região Sul, onde o tempo aberto, firme e seco volta a predominar. No entanto, os resquícios de sua frente fria ainda serão capazes de formar chuvas sobre o Sudeste e o Centro-Oeste ao longo dos dias seguintes.

Por isso, para não ser pego de surpresa pelo mau tempo, não deixe ainda de conferir as previsões detalhadas e específicas para o seu município que estão disponíveis aqui no website. Basta buscar pela sua cidade no topo do portal.