Ciclone extratropical se forma no fim desta semana: sistema afeta 5 estados; confira
Um ciclone e sua frente fria associada se formarão a partir desta sexta-feira, ocasionando chuvas fortes e rajadas de vento intensas sobre cinco estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Confira detalhes a seguir.
- Mais informações: Calor acima da média retorna ao Brasil em breve

Neste momento, a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) causa chuvas fortes sobre o Sudeste, o Centro-Oeste e Norte do país. Graças à isso, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu avisos para chuvas volumosas e ventos intensos nesta terça-feira (6).
No entanto, essa situação não deve se manter por muito tempo: Nos próximos dias, o sistema se dissipará gradualmente, deixando de causar chuvas no centro-norte do país. Enquanto isso, haverá a formação de um novo sistema na região Sul.
Ciclone extratropical se forma na sexta-feira
Já nesta quarta-feira (7), a presença de um cavado (região de baixa pressão) poderá formar chuvas pontuais e nebulosidade sobre o Rio Grande do Sul, e na quinta-feira (8), as chuvas se espalham também para Santa Catarina e Paraná. Os acumulados, no entanto, não serão altos.

É na sexta-feira (9) que o sistema se aprofunda e começa a se transformar em um ciclone. Já durante a manhã, pancadas de chuva podem ser registradas em toda a região Sul, afetando também o Mato Grosso do Sul e parte de São Paulo. Essas tempestades continuarão ao longo da tarde e da noite.
No sábado (10), o ciclone finalmente se configura, com centro sobre o Uruguai, e sua frente fria causa chuvas ainda mais potentes sobre o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e também parte de São Paulo (especialmente sul e oeste do estado paulista).

Ao longo do domingo (11), as chuvas se dissipam gradualmente no Rio Grande do Sul, conforme a frente fria se movimenta em direção norte e o ciclone se afasta em direção ao oceano Atlântico. No entanto, chuvas potentes ainda podem ser registradas nos demais estados mencionados, especialmente durante a tarde e a noite.
Ao total, os acumulados de chuva podem chegar a 100 mm em todos os estados mencionados, exceto São Paulo - onde os volumes de chuva serão menores, em torno dos 50 mm totais.

Além disso, o sistema traz risco de rajadas fortes de vento, especialmente durante a tarde do sábado (10) e do domingo (11). Em todos os estados do Sul e em parte de São Paulo (especialmente no litoral sul e na região metropolitana da capital), os ventos podem ultrapassar os 50 km/h, chegando perto dos 70 km/h.
As condições de tempo severo causadas pelos resquícios da frente fria podem ainda continuar ao longo da semana que vem, ocasionando mais transtornos entre a segunda-feira (12) e a sexta-feira (16) nos estados de SC, PR, MS e SP.

Vale notar, no entanto, que as previsões podem variar ligeiramente de município para município. Por isso, para não ser pego de surpresa pelo mau tempo ao longo do próximo final de semana, não deixe de conferir as previsões do tempo específicas para o seu município. Basta procurar pelo nome da sua cidade no topo do portal.