Ciclone e frente fria chegam ao Brasil na última semana de novembro; confira a tendência
Dois sistemas meteorológicos distintos serão capazes de mudar o regime de chuvas e de temperaturas no centro-sul do país ao longo da próxima semana. Confira as regiões mais impactadas.

Neste final de semana, o tempo no Brasil já será afetado pela atuação de frentes frias capazes de ocasionar chuvas significativas - uma delas na região Nordeste, já aos poucos deixando de atuar no país; e a outra sobre a região Sul, que está avançando neste momento.
A próxima semana, por sua vez, será marcada por diversos sistemas meteorológicos que devem causar mudanças no regime de chuvas e temperaturas sobre o país - inclusive a formação de um ciclone e o avanço de uma nova frente fria.
Ciclone se forma entre terça e quarta
Nos resquícios da passagem da última frente fria, que vão organizar a circulação dos ventos e da chuva sobre o país, haverá condições para formação de um novo ciclone entre a terça-feira (25) e a quarta-feira (26).

Esse ciclone atuará no sentido de ajudar a manter uma formação de chuvas relativamente frequente sobre uma faixa que compreende especialmente as regiões Sudeste e Centro-Oeste, mas também parte do Norte e do Nordeste do Brasil.
Isso se traduzirá, na próxima semana, em volumes de chuva maiores do que o normal sobre estas regiões, onde pode haver registro de transtornos como alagamentos, enchentes e deslizamentos de terra devido aos grandes volumes de chuva.

Além disso, o centro-sul do país começará a semana registrando temperaturas abaixo da média, devido ao avanço de uma massa de ar frio bastante expressiva que passa por estados como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul.
As temperaturas mínimas na região sul, durante a madrugada e o início da manhã, podem chegar a valores entre 10°C e 15°C, com mínimas de até 7°C na região serrana de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Não há, por enquanto, previsão de geadas tardias.

Ao longo da terça-feira (25) e da quarta-feira (26), as temperaturas podem cair também com maior intensidade na região Sudeste - mas, gradualmente, a massa de ar frio perde intensidade e, até o final da semana, volta a dar espaço para temperaturas mais altas.
Na sexta-feira (28), estados da região Sul já estarão voltando a registrar temperaturas acima dos 30°C, como resultado da presença de uma situação pré-frontal - onde temperaturas em uma região aumentam antes da passagem de uma nova frente fria.

Isso significa que, logo na sequência, durante o domingo (30), uma nova frente fria avançará pelo país. Isso resultará na formação de chuvas em todo o centro-sul do país na virada do mês, incluindo estados como RS, SC, PR, SP e MS.
O sistema também auxiliará na manutenção das chuvas nos demais estados da região Sudeste e Centro-Oeste ao longo da primeira semana do mês de Dezembro, ocasionando alagamentos e outros transtornos.

Por isso, não deixe de conferir as previsões do tempo específicas para o seu município, disponíveis aqui no portal da Meteored. Assim você evita ser pego de surpresa pelas tempestades e pelo mau tempo ao longo dessa semana final de Novembro.