Chuvas se espalham pelo Sul do Brasil nos próximos dias: alertas de chuva forte e de tempestades; veja as áreas de risco

Ao longo da sexta e do sábado, o tempo volta a ficar firme no Rio Grande do Sul, mas tempestades continuarão se formando na região Sul. Confira as regiões de maior risco.

Previsão de nebulosidade, chuva, particulas de vento e pressão no início do Sábado.
Previsão de nebulosidade, chuva, particulas de vento e pressão no início do Sábado mostra o ciclone se afastando e a chuva cessando no Rio Grande do Sul, onde o tempo volta a ficar seco.

Um sistema frontal segue estacionário sobre o Rio Grande do Sul, causando tempestades severas, granizo e chuva torrencial especialmente sobre áreas do Noroeste e Centro, provocando transtornos generalizados como inundações severas. Ao todo, os acumulados em diversos municípios já excedem os 500 mm de chuva apenas ao longo desta semana.

No entanto, as previsões indicam que as chuvas vão reduzir ao longo desta sexta-feira (20), conforme um ciclone se configura na região e se afasta para o oceano atlântico. Esse desenvolvimento impulsionará a frente fria em direção norte, deixando de causar chuvas no Rio Grande do Sul.

Com isso, a tendência é de tempo mais firme e seco no estado gaúcho ao longo do sábado (21) e do domingo (22). Nebulosidade pode se formar no estado e chuvisco / chuva fraca podem ocorrer pontualmente, mas os acumulados não serão significativos ao longo do final de semana.

Frente fria ainda pode causar tempestades no Sul

Ao longo do sábado (21), conforme a frente fria avança em direção norte, pode causar pancadas de chuva mais significativas em Santa Catarina, no Paraná, no Sul do Mato Grosso do Sul e em parte do estado de São Paulo. No entanto, os acumulados se mantém moderados e não ultrapassam os 50 mm de chuva nestes estados.

Previsão de probabilidade de chuva no início do sábado.
Previsão de probabilidade de chuva no início do sábado mostra o ciclone sobre o oceano e uma frente fria sobre o país, na altura do Paraná, sul de Mato Grosso do Sul e de São Paulo.

No domingo (22), no entanto, as chuvas podem voltar a se intensificar nesta região, especialmente sobre o Paraná, com o aprofundamento da pressão na região. Existe a possibilidade de pancadas intensas na região que, ao total, podem ocasionar até 100 mm de chuva.

Esse sistema traz risco de transtornos e pode ocasionar cortes no fornecimento de energia elétrica, queda de galhos de árvores, enchentes e alagamentos, especialmente no Paraná, Santa Catarina, sul do MS e sul de SP.

Ao longo da tarde e da noite do domingo (22), esse sistema vai se deslocar em direção sul, causando pancadas de chuva fortes em Santa Catarina e voltando a ocasionar chuvas fortes no Rio Grande do Sul, especialmente na porção norte do estado.

Previsão de probabilidade de chuva no final do domingo.
Previsão de probabilidade de chuva no final do domingo mostra chuvas voltando a se formar no norte do Rio Grande do Sul, após atingirem o Paraná e Santa Catarina ao longo do dia.

A boa notícia é que, dessa vez, o sistema não permanecerá estácionário sobre a região. Chuvas moderadas podem ser registradas no Rio Grande do Sul entre a noite do domingo (22) e a manhã de segunda-feira (23), mas logo após configurar uma frente fria, o sistema avançará novamente em direção norte.

Ao longo da segunda-feira (23), o sistema causará pancadas de chuva também sobre Santa Catarina e Paraná, mas até o final do dia, já terá avançado para o Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, deixando de atuar na região Sul, onde o tempo volta a ficar firme, seco e ensolarado.

Previsão de nebulosidade, pressão e chuva no final da segunda-feira.
Previsão de nebulosidade, pressão e chuva no final da segunda-feira mostra que o tempo volta a ficar firme, seco e aberto na região Sul conforme a frente fria avança em direção norte.

Com essa variação toda do tempo que está prevista para os próximos dias, vale a pena conferir as previsões de temperatura e precipitação para seu município específico que estão disponíveis aqui no portal da Meteored | Tempo.com. Assim você entende exatamente o que esperar para o final de semana na sua cidade.