StoreWindows10

Chuvas se concentram no norte e leste do Brasil

Nos próximos dias as chuvas ficam concentradas na faixa litorânea e no extremo norte do país. Nas demais áreas o tempo seco predomina.

Tiago Robles Tiago Robles 23 Maio 2018 - 12:41 UTC
Bastante nebulosidade e chuva para o litoral nordestino. Chuvas mais fracas previstas para a faixa leste do Sul e Sudeste.

Nesta quarta-feira (23), a massa de ar seco e frio se mantém sobre boa parte do país, dificultando a formação de nuvens de chuva e mantendo as temperaturas baixas nas regiões Sul e Sudeste, e mais amenas no Centro-Oeste. Devido aos ventos que sopram em direção a costa a nebulosidade aumenta bastante na faixa leste que vai do PR até o RJ, podendo provocar chuva bastante fraca nas áreas mais litorâneas e na Serra do Mar.

Já entre o norte do ES e a capital Salvador, o transporte de umidade é mais efetivo. Assim, o tempo fica nublado e com chuva ao longo do dia em todo o leste baiano, sendo a região entre Porto Seguro e Salvador, onde a chuva ocorre de moderada a forte intensidade, trazendo potencial para transtornos. Previsão de pancadas de chuva a partir do fim da manhã entre o MA e o estado do AP, com alerta de chuva volumosa para a região metropolitana de Belém.

Previsão do acumulado de chuva de quarta-feira (23) até a sexta-feira (25), segundo o modelo ECMWF.

Na quinta-feira (24), não há grandes mudanças nas condições do tempo. A nebulosidade aumenta no estado do PR e há previsão de chuva fraca e isolada nas áreas mais a oeste a partir do fim da manhã. Já na faixa leste do estado a nebulosidade é mais densa, o que provoca chuva fraca na serra e litoral, a partir do fim da manhã. Condição semelhante para o estado de SP e do RJ, onde chove mais para o período da noite, com maior intensidade no litoral norte paulista e no estado carioca.

O destaque fica para as chuvas no Nordeste que ganham intensidade e abrangência. O tempo fica nublado e chuvoso entre Porto Seguro e Ilhéus, com previsão de chuva volumosa e potencial para alagamentos. Entre Salvador e Natal, as chuvas ocorrem ao longo do dia, de forma mais fraca. No litoral norte, a condição é semelhante, porém chove de forma mais intensa, principalmente no CE.

Na sexta-feira (25), se observa a manutenção das condições no Nordeste, com chuvas concentradas nas áreas litorâneas. No Sul e Sudeste, os ventos que sopram do oceano aumento de intensidade, provocando chuva moderada no leste do PR e litoral sul de SP. Nas demais áreas do Sudeste, chove de maneira mais fraca nas regiões serranas e de maneira mais forte no norte do ES.

Próxima frente fria

O próximo sistema frontal está previsto para chegar ao sul do Brasil na próxima semana por volta do dia 30. A princípio se trata de um sistema que se forma ao sul do Uruguai, diferente da última frente fria, que se formou sobre o estado do RS.

Previsão do modelo ECMWF para a chegada da próxima frente fria ao Sul do Brasil.

Esse sistema consegue avançar até o Sudeste e Centro-Oeste, não alcançando as áreas mais ao norte do país. Em relação à massa de ar polar, a previsão é de que não seja tão intensa quanto à anterior. No entanto, está muito longe para dar muitos detalhes, sendo necessário um acompanhamento nos próximos dias.

Publicidade