Chuvas intensas e temporais com risco de granizo atingem o Sul do Brasil

Com a formação da frente fria no Sul do Brasil, e seu avanço nos próximos dias em direção a região costeira do Sudeste, as temperaturas tendem a cair; com destaque para presença de temporais principalmente no Rio Grande do Sul.

alerta temporais e frente fria
Formação de uma nova frente fria deixa alerta de temporais na região Sul do Brasil, influenciando também o Sudeste.

O tempo firme está predominante em praticamente todo o território brasileiro, especialmente na região central do país. A massa de ar seco que se instala nessa região é originada de um sistema de alta pressão, que empurra o ar seco para a superfície, impedindo a formação de nuvens de chuva. Como exemplo, Brasília segue sofrendo os efeitos desse cenário, com ausência de precipitação por quase três meses e umidade do ar por volta dos 20%.

O transporte de umidade continua! Ventos que sopram do mar estão reforçando as instabilidades na faixa leste do Nordeste brasileiro, provocando fortes temporais. Alagoas e Pernambuco apresentam altos acumulados de chuva moderada a intensa, com variação entre 40 e 50 mm.

Alerta de temporais e chuvas intensas no Sul do Brasil

De acordo com o apresentado no modelo ECMWF há um cavado se formando entre o Rio Grande do Sul, Uruguai e Argentina, unindo-se a uma frente fria, formando um único sistema frontal. Na Região Sul, uma nova frente fria provoca temporais no sul gaúcho. A previsão para esta quarta-feira (03) é de chuva forte em Bagé e Pelotas, com 30 e 40 mm, respectivamente. Em Porto Alegre chove fraco - 5 mm - e só a noite.

Temporais na região Sul e avanço para região Sudeste
Nova frente fria avança e traz de volta os temporais para a região Sul

No Rio de Janeiro e São Paulo faz frio de manhã, com mínima de 15°C e 12°C e máximas de 28°C e 27°C. Essa amplitude (diferença entre a temperatura máxima e mínima) é comum nesse período do ano, em que as tardes ficam quentes devido a incidência solar. Porém, com o tempo seco e o céu sem nuvens, o calor recebido ao longo do dia se dissipa mais rapidamente.

A frente fria que chega à região Sul ainda hoje (03) deve mudar essa condição de calor no Sudeste. A partir de sexta-feira (05) a temperatura volta a cair em algumas dessas regiões. Em São Paulo, por exemplo, os termômetros saem dos 29°C na quinta-feira (04) para 21°C no sábado (06), com probabilidade de chuva para o fim de semana.

Há risco de temporais e chuvas intensas principalmente no Rio Grande do Sul, com potencial para granizo

Para amanhã (04), há potencial para as chuvas serem mais intensas - com risco de granizo - na região central e metropolitana de Porto Alegre. Adicionalmente, há previsão de chuva com intensidade moderada no Rio Grande do Sul, oeste e sul de Santa Catarina, oeste e sudoeste do Paraná e extremo sul do Mato Grosso do Sul.

O avanço da frente fria faz com que ela perca sua intensidade na região de origem. Portanto, com seu deslocamento rumo ao Sudeste, o tempo passa a ficar nublado em toda região Sul, com possibilidade de chuva isolada e fraca.