Chuvas diminuem no Brasil, mas 10 estados ainda têm previsão e alerta nesta quinta, 8; confira
Com a desconfiguração da ZCAS, as chuvas diminuem no Brasil, gradualmente. Contudo, nesta quinta-feira, 10 estados têm previsão de chuvas mais fortes e devem permanecer em alerta.

Nesta quinta-feira (8), a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que atuava em boa parte do Brasil Central, perde força e irá se dissipar gradualmente. Contudo, os resquícios de umidade presente na região, deixado pelo sistema, ainda proporcionam a formação de nuvens carregadas.
Alguns estados mantêm alertas no decorrer desta quinta-feira (8), devido às chances de chuvas mais fortes e de temporais que possuem potencial para gerar transtornos. A atenção será redobrada sobre áreas do litoral Sul, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil.
Dez estados permanecem em alerta
A quinta-feira (8) terá em sua madrugada uma grande faixa com nebulosidade se estendendo desde o Sudeste do Brasil (Rio de Janeiro e Espírito Santo) e se alongando a Região Norte (Amazonas e Roraima). Nesta área há projeção de chuvas fracas, moderadas e fortes, onde atuam em uma grande parte do Pará e Amazonas.
Ao longo da manhã, o tempo fica fechado em vários pontos do Centro-Oeste e Norte do Brasil juntamente com nuvens carregadas. A diferença é que as chuvas previstas são leves e até mesmo em formato de garoa, principalmente no Mato Grosso, Goiás, oeste do Amazonas e Rondônia. No Sudeste e leste da Região Sul, o tempo fica parcialmente nublado com algumas aparições do sol.

Na tarde de quinta-feira (8), as chuvas aumentam sua intensidade além de se espalharem por 10 estados, deixando-os em alerta. Um dos estados afetados será São Paulo, com a previsão de fortes chuvas do leste ao norte do estado, incluindo na capital paulista, onde estará em alerta.
O Triângulo Mineiro e o Sul de Minas também devem registrar fortes chuvas, mas em áreas pontuais. A previsão mostra também chuvas intensas com trovoadas sobre o litoral de Santa Catarina e Paraná e no nordeste do Rio Grande do Sul, onde há riscos de problemas o que deixa a região em alerta.

Sobre o Centro-Oeste, o tempo fica parcialmente nublado no Mato Grosso do Sul com chances de chuvas no extremo leste do estado, diferentemente de Goiás onde as chuvas com intensidades moderadas e fortes, ocorrem em boa parte do estado goiano. No Mato Grosso, chuvas generalizadas com potencial para registros de tempestades, acompanhadas de trovoadas e raios.
O mesmo ocorre sobre o Norte do Brasil, com chuvas leves e abrangentes em grande parte do território. Há áreas do interior do Amazonas, Rondônia, Acre e Pará em que as chuvas serão intensas. Confira os estados que devem ficar em alerta:
- Rio Grande do Sul
- Santa Catarina
- Paraná
- São Paulo
- Minas Gerais
- Goiás
- Mato Grosso
- Pará
- Amazonas
- Rondônia
Os maiores volumes acumulados desta quinta-feira (8) ocorrem na Região Norte, onde supera os 80 mm na divisa de Rondônia e do Acre. Nas demais áreas do centro-norte, as chuvas não ultrapassam os 50 mm. Mesma situação do Sudeste do Brasil, com previsão de chuvas menos volumosas, inferiores a 30 mm.