Chuva e frio serão constantes em 8 estados do centro-sul do Brasil nos próximos dias; veja a previsão
A frente fria segue avançando pelo Brasil nos próximos dias. O sistema irá provocar dias com temperaturas amenas e pancadas de chuva espalhadas por 8 estados do centro-sul do país.

Nos últimos dias, a frente fria que avançou sobre a Região Sul do Brasil provocou diversos estragos e transtornos à população do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Foram registrados o aumento no nível de rios e arroios, além de rajadas de vento intensas que destelharam casas e galpões.
O sistema segue avançando pelo país ao longo dos próximos dias e deverá provocar pancadas de chuva em alguns estados, além de promover a diminuição das temperaturas, já que, em sua retaguarda, ocorre a incursão de uma massa de ar frio sobre o território nacional.
Veja a lista dos estados que serão afetados pelo frio e pelas chuvas dos próximos dias:
- Rio Grande do Sul
- Santa Catarina
- Paraná
- São Paulo
- Minas Gerais
- Rio de Janeiro
- Espírito Santo
- Mato Grosso do Sul
Dentre os 8 estados listados, 6 vão registrar pancadas de chuva e frio de forma simultânea. Confira agora a previsão do tempo com mais informações para sua região.
Pancadas de chuva serão recorrentes no centro-sul
Nos próximos dias, com o deslocamento da frente fria em direção ao oceano Atlântico, a tendência é que o sistema perca força e intensidade. No entanto, nas camadas superiores da atmosfera, entre 1 e 5 km, haverá presença de umidade, o que possibilita o aumento de nebulosidade em algumas áreas do país e colabora para a ocorrência de pancadas de chuva.

O transporte de umidade nos níveis médios da atmosfera favorecerá a formação de chuvas espalhadas em áreas do Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
Entre quarta-feira (8) e quinta-feira (9), as chuvas devem ocorrer desde a madrugada e permanecer durante todo o dia. Os estados mais atingidos serão Paraná, São Paulo e o sul de Minas Gerais, com risco de chuvas moderadas a fortes.
Nas demais áreas do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul, as chuvas devem ocorrer de forma leve, mas em alguns casos podem aparecer pancadas de intensidade moderada.

Na sexta-feira (10), a chuva dará trégua no Paraná, mas se espalha por outras áreas de São Paulo e Minas Gerais, com previsão de chuvas mais intensas e volumosas, acompanhadas de descargas elétricas no período da tarde.
Ar frio avança sobre o Sul e Sudeste
À medida que a frente fria avança, o ar frio também se desloca em sua retaguarda, promovendo a diminuição das temperaturas já nesta terça-feira (7) sobre a Região Sul do Brasil. A máxima de hoje (7) não será superior a 16°C em áreas da serra gaúcha e catarinense. Nos demais municípios, as máximas variam entre 18°C e 21°C.

Em Porto Alegre/RS, a máxima não supera os 22°C nesta quarta (8) e chega a 25°C na quinta (9). Já em Florianópolis/SC, as máximas ficam entre 19°C (quarta, 8) e 21°C (quinta, 9). O frio será ainda mais intenso em Curitiba/PR, onde os termômetros não passam dos 13°C na quarta (8) e quinta (9), e chegam a apenas 17°C na sexta (10).
O amanhecer será gelado nas áreas de serra. Nas primeiras horas desta quarta-feira (8), há possibilidade de leve geada entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, com mínimas próximas de 2°C nos pontos mais elevados. No restante da região, as mínimas variam entre 7°C e 9°C.

O ar frio também alcança o extremo sul do Mato Grosso do Sul, além de partes de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Essa massa de ar deve trazer alívio ao calor, principalmente no leste de São Paulo e do Rio de Janeiro, onde as temperaturas vinham superando os 30°C.
Até o final da semana, a tendência é de que as temperaturas permaneçam abaixo dos 25°C, com mínimas entre 17°C e 19°C. Em Minas Gerais, a queda será sentida com maior intensidade a partir de quinta-feira (9), quando as máximas ficam entre 20°C e 23°C, condição que deve se repetir na sexta (10).