Calor de quase 40°C atinge o Sudeste a partir de amanhã, 12; saiba quando muda o tempo

As temperaturas entram em elevação na Região Sudeste nos próximos dias, com máximas chegando perto dos 40°C. A mudança no tempo é esperada na quinta-feira, quando chove em parte da Região. Veja os detalhes.

Calor intensifica na Região Sudeste do Brasil nos próximos dias, chegando perto dos 40°C.

Após o último final de semana de fortes rajadas de vento e transtornos no Sudeste do Brasil devido a passagem de um ciclone e sua frente fria associada, o tempo voltou a ficar estável na Região. O destaque agora é para o retorno do calor, com temperaturas que ficam próximas dos 40°C em parte da Região nos próximos dias.

Contudo, as instabilidades logo retornam para algumas áreas do Sudeste nos próximos dias. Acompanhe abaixo os detalhes da previsão para a Região.

Temperaturas perto dos 40°C nos próximos dias

Nos próximos dias, apesar das manhãs iniciarem com temperaturas amenas na maior parte do Sudeste, com mínimas ficando abaixo dos 20°C e chegando aos 10°C em áreas elevadas do sul mineiro, as temperaturas entram em elevação no período da tarde, com máximas chegando perto dos 40°C nos estados de São Paulo e de Minas Gerais.

A quarta-feira (12) começa com tempo firme e poucas nuvens na Região Sudeste. Ao longo da tarde a nebulosidade aumenta, especialmente em São Paulo e no norte de Minas Gerais, mas ainda com aberturas de Sol, e deixando uma sensação de abafamento.

As temperaturas máximas durante a tarde ficarão mais elevadas na porção centro-oeste de São Paulo e no Triângulo Mineiro, onde variam de 34°C a 37°C, mas podendo atingir os 38°C em localidades do interior paulista, na região de São José do Rio Preto.

Previsão da temperatura máxima (em °C) para a tarde (15h) de quarta-feira (12), segundo o modelo europeu ECMWF.

No centro-leste de São Paulo e na metade oeste de Minas Gerais as máximas chegam aos 31°C, enquanto que na metade leste mineira elas atingem até os 27°C. Nos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, as máximas oscilam entre 21°C e 30°C, podendo chegar aos 32°C no sul carioca, nas proximidades de Volta Redonda.

As temperaturas máximas nas capitais nesta quarta-feira (12) serão:

  • São Paulo: 31°C
  • Rio de Janeiro: 28°C
  • Belo Horizonte: 26°C
  • Vitória: 26°C

E o interessante é que até no período da noite as temperaturas vão ficar elevadas no extremo do Triângulo Mineiro e no noroeste de São Paulo, variando entre 29°C e 33°C nestas áreas.

Nos próximos dias, o calor mais intenso será registrado em áreas do Triângulo Mineiro e do noroeste de São Paulo, com máximas de até 38 °C.

Na quinta-feira (13), o calor se espalha pela Região Sudeste. O dia será de bastante nebulosidade em São Paulo e no sul e norte de Minas Gerais, e com predomínio de Sol e poucas nuvens no Rio de Janeiro, Espírito Santo e porção central de Minas Gerais.

As temperaturas continuam elevadas, chegando aos 37°C no Triângulo Mineiro (do Sul) e no noroeste paulista. Nas demais áreas destes estados, elas variam entre 23°C e 35°C. No Rio de Janeiro e Espírito Santo, o calor será mais marcante nesta quinta-feira (13) em comparação com o dia anterior, com máximas variando entre 25°C e 33°C, mas podendo alcançar os 35°C no sul carioca.

Previsão da temperatura máxima (em °C) para a tarde (15h) de quinta-feira (13), segundo o modelo europeu ECMWF.

Na quinta-feira (13), as temperaturas máximas registradas nas capitais serão:

  • São Paulo: 30°C
  • Rio de Janeiro: 30°C
  • Belo Horizonte: 28°C
  • Vitória: 28°C

E a noite desta quinta-feira (13), assim como a noite anterior, também terá temperaturas elevadas no extremo do Triângulo Mineiro e noroeste paulista, variando entre 29°C e 31°C.

Quando o tempo muda na Região Sudeste?

Uma mudança é esperada a partir da tarde de quinta-feira (13), quando ocorrem chuvas nas porções oeste, centro e sul do estado de São Paulo, incluindo a capital. Essas chuvas podem acontecer em forma de pancadas isoladas, acompanhadas por descargas elétricas (raios).

Previsão de precipitação (em mm) para o fim da tarde (18h) de quinta-feira (13), segundo o modelo europeu ECMWF.

Na sexta-feira (14), ainda há condições para chuvas, mas de forma mais fraca nessas áreas e em áreas do norte de Minas Gerais e no Rio de Janeiro, deixando as temperaturas mais amenas.

Contudo, as temperaturas ainda vão permanecer elevadas nas demais áreas da Região Sudeste.