Calor de até 40°C vai atingir o Brasil antes da chegada da frente fria; veja os dias mais quentes
Na semana que vem, previsões indicam que uma nova frente fria fará as temperaturas caírem novamente. No entanto, antes da sua chegada, um calor intenso de até 40°C afetará grande parte do país.

Nos últimos dias, grande parte do Brasil foi afetada pela passagem de uma intensa massa de ar frio, que fez as temperaturas caírem e chegarem até mesmo a valores negativos em alguns municípios do Sul e do Sudeste.
Já há previsão de uma nova frente fria atuando no Brasil a partir da semana que vem, trazendo novamente chuvas intensas e um frio expressivo, especialmente para a região Sul. No entanto, antes da sua chegada, previsões indicam que as temperaturas vão aumentar de maneira bastante significativa.
Calor retorna para o país nos próximos dias
Entre essa sexta-feira (24) e o final de semana, a massa de ar frio que afeta o tempo no Brasil irá se afastar em direção ao oceano Atlântico. O ar transportado da região equatorial voltará a se aquecer sobre o Brasil, fazendo o tempo se inverter - como é possível observar na imagem abaixo.

Com isso, o calor retornará gradualmente para o país. No sábado, haverá inclusive influência de uma situação pré-frontal - onde uma frente fria, se formando no sul do continente, empurra o ar quente e o comprime antes da sua passagem, fazendo os termômetros subirem ainda mais.
Como resultado, temperaturas de até 40°C podem atingir o Mato Grosso do Sul e o sul do Mato Grosso. Além disso, temperaturas muito próximas desse patamar também serão registradas em todo o restante da região Centro-Oeste, no norte do Paraná e no noroeste de São Paulo, como é possível observar na imagem abaixo.

Existe, portanto, uma previsão de aumento das temperaturas ao longo desta sexta-feira (24) e do final de semana. Observando, por exemplo, a previsão do tempo detalhada para a cidade de São Paulo capital (na imagem abaixo), notamos que há duas tendências principais:
- Uma tendência de aquecimento até o domingo (26), quando as máximas / mínimas atingem 33°C / 16°C na região metropolitana da capital;
- Depois, uma tendência de resfriamento partir de segunda-feira (27), quando a passagem da nova frente fria traz chuvas, nebulosidade e frio.

Isso acontece porque, já no próprio sábado (25), uma nova frente fria começará a avançar pelo Rio Grande do Sul, chegando até a altura de São Paulo e Mato Grosso do Sul na segunda-feira (27). Isso trará bastante nebulosidade e chuva para todo o centro-sul do Brasil, fazendo as temperaturas caírem novamente na semana que vem.
Além disso, na região Sul, uma nova massa de ar frio voltará a atuar já no domingo (26), após a passagem da frente fria. Isso fará as temperaturas caírem ainda mais, especialmente no Rio Grande do Sul. Ao longo da semana que vem, essa massa de ar frio também atuará em outros estados do país, trazendo o frio devolta ao Brasil.