Até a próxima segunda-feira (6), São Paulo vai enfrentar calor de até 40°C; confira a previsão

Os próximos dias no estado de São Paulo serão marcados por calor intenso de até 40°C e umidade relativa do ar muito baixa, condições que favorecem a ocorrência de queimadas e incêndios florestais.
Ao longo desta semana, os sistemas causadores de chuva atuam mais sobre o Sul do Brasil, fazendo com que o ar quente da porção central do país consiga se deslocar também para a Região Sudeste, principalmente sobre o estado de São Paulo, o que acaba deixando o tempo mais quente e seco nesta região, incluindo a capital paulista.
Este cenário de temperaturas elevadas e baixa umidade do ar favorece a rápida propagação do fogo, principalmente em áreas com vegetação seca, rasteira e pastagens. Segundo o alerta da Defesa Civil do estado, as regiões de São Paulo com o maior risco de queimadas são:
- Presidente Prudente
- Araçatuba
- São José do Rio Preto
- Marília
- Bauru
- Campinas
- Sorocaba
- Araraquara
- Barretos
- Franca
- Ribeirão Preto
- Vale do Paraíba
Confira abaixo mais detalhes da previsão do tempo para o estado de São Paulo até a próxima segunda-feira (6).
Calor intenso e baixa umidade do ar nos próximos dias em São Paulo
Ao longo desta semana e até a próxima segunda-feira (6), as condições serão de tempo quente e seco na maior parte do estado de São Paulo.
O primeiro dia de outubro (quarta-feira) terá temperaturas máximas mais elevadas em áreas do noroeste, do oeste e do centro de São Paulo, variando entre 36°C e 39°C. A capital paulista terá céu com nuvens dispersas e máxima de 28°C. Apenas a faixa leste de São Paulo terá temperaturas amenas, com máximas oscilando entre 21°C e 25°C.
A umidade relativa do ar, como já comentamos, será baixa, com valores abaixo de 20% em grande parte do estado, especialmente em áreas do interior onde caem para 14%, com exceção da faixa leste e áreas litorâneas.

Na quinta-feira (2) e sexta-feira (3), as condições serão semelhantes às de quarta-feira (1º). Ainda fará calor intenso em grande parte do estado de São Paulo, com máximas chegando a 39°C nas mesorregiões de Presidente Prudente, Araçatuba e São José do Rio Preto. O leste de São Paulo, incluindo faixa litorânea e Região Metropolitana de São Paulo, seguem com temperaturas mais amenas: máximas variam entre 20°C e 26°C.
Em ambos os dias, a situação continua preocupante com a umidade relativa do ar abaixo de 20% no oeste e noroeste de São Paulo, podendo chegar a 14% no noroeste. Nas demais regiões do estado, variam entre 20% e 35%, com exceção da faixa leste onde a umidade relativa é alta.

No fim desta semana, o calor ganha intensidade e se torna mais abrangente, incluindo a capital paulista e áreas próximas.
No sábado (4), as temperaturas máximas variam entre 30°C e 37°C na maior parte de São Paulo e podem chegar aos 39°C no extremo sudoeste do estado. Já no domingo (5), as máximas ficam acima de 33°C em grande parte do estado, e chegam aos 40°C nas mesorregiões de Presidente Prudente e Araçatuba.
Na capital paulista também faz bastante calor, com máximas de 32°C no sábado (4) e de 35°C no domingo (5).

E claro, a umidade relativa do ar ainda continua baixa no fim de semana, principalmente no domingo (5), quando os valores ficam abaixo dos 20% na porção oeste do estado e variam entre 20% e 30% nas demais áreas, com exceção do leste.
Mas não acaba por aí... Na segunda-feira (6), as temperaturas ainda continuam bem elevadas no estado devido à condição pré-frontal. Na capital paulista, a máxima será de 35°C.
Contudo, a partir da terça-feira (7), haverá uma mudança no tempo no Sudeste, quando as chuvas retornam à região trazendo um alívio ao calor dos últimos dias.