Até 100 mm de chuva são previstos para o Sudeste nos próximos 7 dias; confira as regiões em alerta
Os próximos dias continuarão com condições para chuvas localmente intensas e tempestades no Sudeste do Brasil, especialmente entre as tardes e as noites. Os volumes de chuva podem chegar aos 100 mm até o próximo domingo.

A Região Sudeste do Brasil vem enfrentando dias típicos de verão, com temperaturas elevadas e ocorrência de temporais, especialmente entre as tardes e as noites. E ao longo desta semana, a presença de calor, de alta umidade e de um cavado meteorológico continuará gerando condições para pancadas de chuva em São Paulo, em Minas Gerais e no Rio de Janeiro, as quais podem vir acompanhadas por descargas elétricas (raios), rajadas de vento e eventual queda de granizo.
E apesar da permanência de temperaturas elevadas em parte do Sudeste, o Rio de Janeiro, que registrou temperaturas em torno de 40ºC e até acima disso no início desta semana, terá uma diminuição do calor nos próximos dias, com temperaturas máximas não ultrapassando os 35ºC.
Confira a seguir os detalhes da previsão do tempo para a região nos próximos dias.
Pancadas de chuva e tempestades ao longo da semana
Como já comentado, esta semana será típica de verão nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro: com calor, pancadas de chuva e tempestades. Contudo, no estado carioca o calor não será tão marcante como nos últimos dias.
Ao longo da semana, os dias começarão com sol entre muitas nuvens, o que mantém a sensação de abafamento nestes três estados, especialmente em São Paulo e no centro-sul de Minas Gerais.
Entre esta quarta-feira (14) e o fim de semana, as condições do tempo serão semelhantes nestes três estados. Os períodos das manhãs terão chuvas fracas e isoladas, que ocorrerão de forma irregular, ou seja, mal distribuídas: pode chover em um local e em outra área bem próxima não chover nada.

Durante as tardes, as instabilidades ganham intensidade e são esperadas chuvas, tempestades e descargas elétricas em todo São Paulo, centro-sul de Minas Gerais e sul do Rio de Janeiro (incluindo o sul fluminense e a região metropolitana da capital). Essas chuvas podem ser localmente intensas em algumas áreas e não se descarta a ocorrência de granizo isolado.
Rajadas de vento de intensidade moderada a forte são esperadas a partir das tardes em áreas próximas ao litoral do Rio de Janeiro, onde a previsão indica em torno de 50 km/h mas podendo localmente ultrapassar este valor.

Nos períodos das noites, a nebulosidade se mantém presente na região, mas as instabilidades reduzem. São esperadas chuvas fracas a moderadas em áreas do norte de São Paulo e do sul do Rio de Janeiro, e pancadas de chuva isoladas em Minas Gerais.
Volumes de chuva significativos até o fim de semana
Nos próximos dias, as chuvas na região podem ser fortes e volumosas em um curto espaço de tempo, o que acende o alerta para transtornos à população, como alagamentos e enxurradas, especialmente em áreas urbanas.
Os acumulados de chuva até a noite do domingo (18) chegam aos 100 mm em áreas do leste e do norte de São Paulo e no sul de Minas Gerais, na região de divisa entre os dois estados, conforme podemos observar no mapa abaixo.

Contudo, nestas áreas os volumes podem localmente ultrapassar este valor, como por exemplo: Campo Belo (MG): 110 mm; Monte Santo de Minas (MG): 132 mm; Mogi das Cruzes (SP): 112 mm; Santa Isabel (SP): 117 mm; Mococa (SP): 107 mm.
No Rio de Janeiro, os maiores volumes serão registrados no sul do estado, onde variam de 50 mm a 75 mm, como por exemplo, em Porto Real (64 mm), Pedra Selada (75,1 mm) e S. Isabel do Rio Preto (63 mm).