Nova frente fria chega ao Brasil nesta semana; saiba quando e o que esperar

Um novo ciclone avançará pelo extremo sul da América do Sul, impulsionando uma frente fria em direção ao Brasil. O sistema causará chuvas significativas sobre diversos estados no final desta semana.
Neste momento, uma frente fria causa chuvas intensas sobre a região Sul, resultado da formação de um ciclone extratropical ao longo do final de semana. O sistema causou chuvas, ventos fortes e até ocasionou a formação de um tornado registrado sobre o Paraná.
Pancadas de chuva localizadas também continuarão se formando em pontos isolados do Paraná, mas o restante da região Sul passa a registrar tempo mais firme nos próximos dias. Isso ocorre devido ao deslocamento da frente em direção norte e o afastamento do ciclone em direção ao Oceano Atlântico.
Nova frente fria se inicia na quinta-feira
Um novo ciclone, que passará bem ao sul da América do Sul nos próximos dias, impulsionará uma frente fria em direção ao Brasil no final desta semana. Nas últimas horas da quinta-feira (15), o sistema já estará causando nebulosidade intensa e chuvas fracas sobre o Rio Grande do Sul.

Ao longo da sexta-feira (16), o sistema volta a causar chuvas expressivas na região Sul. Já durante a manhã, chuvas intensas e muito volumosas serão registradas no Rio Grande do Sul e, durante a tarde, se espalham também para Santa Catarina e Paraná, como pode ser observado na imagem acima.
As chuvas também continuarão se formando no sábado (17) em toda a região Sul, embora os municípios gaúchos mais próximos do Uruguai já registrem tempo mais firme e chuvas mais fracas ao longo do dia. As chuvas também podem atingir outros estados, como é possível observar na imagem abaixo:

Na região Sudeste, pancadas de chuva atingirão o estado de São Paulo, parte de Minas Gerais (especialmente o Alto Paranaíba e o Sul do estado) e parte do Rio de Janeiro (incluindo o sul fluminense e a região metropolitana da capital). Essas chuvas já estarão ocorrendo na região antes da sexta-feira, mas o sistema ajudará na sua manutenção durante o final da semana.
Na região Centro-Oeste, de maneira similar, pancadas de chuva localizadas já estarão se formando ao longo da semana, mas a chuva ganha abrangência especialmente no sábado (17), quando a probabilidade de chuva aumenta de maneira significativa sobre o Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal.

Ao total, na região Sul, espera-se acumulados de chuva significativos especialmente sobre o oeste do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná - onde podem chegar a 100 mm totais ou, em alguns municípios pontuais, até mesmo ultrapassar esse valor, como podemos observar na figura acima.
Na região Sudeste, o sul e oeste de Minas Gerais registrarão acumulados totais altos, de até 150 mm de chuva. Pontualmente, acumulados superiores a 100 mm de chuva também podem ser registrados em São Paulo (entre o litoral sul, a região metropolitana da capital e o Vale do Paraíba) e no extremo sul do Rio de Janeiro.
Na região Centro-Oeste, as chuvas serão mais esparsas e localizadas. Num geral, previsões indicam chuvas em todos os estados e municípios ao longo da semana, mas os acumulados totais não devem ultrapassar os 100 mm de chuva, causando menos transtornos para a população.