Até 100 mm, chuvas intensas e tempestades deixam 17 estados em alerta nesta quinta, 29; confira

Quinta-feira com previsão de chuvas intensas e tempestades espalhadas por 17 estados do Brasil. Há riscos de potencial de transtornos, desta forma, vários municípios ficam em alerta.

    As chuvas retornam à Região Sul do Brasil nesta quarta-feira (28). A previsão indica que, além do Sul, o Sudeste, Centro-Oeste e Norte do país também devem registrar precipitação, principalmente ao longo da tarde.

    Já na quinta-feira (29), o cenário ganha mais intensidade. As chuvas passam a ocorrer com maior força sobre os estados do centro-sul e do Norte do Brasil, deixando diversas regiões em alerta para tempestades e chuvas intensas. Confira a lista de estados sob atenção:

    • Rio Grande do Sul
    • Santa Catarina
    • Paraná
    • São Paulo
    • Minas Gerais
    • Rio de Janeiro
    • Goiás
    • Mato Grosso do Sul
    • Mato Grosso
    • Rondônia
    • Amazonas
    • Pará
    • Amapá
    • Tocantins
    • Bahia
    • Piauí
    • Maranhão

    Além dos alertas para chuvas intensas e riscos de tempestades, a previsão também aponta para grandes acumulados nesta quinta-feira (29), com volumes que podem superar os 100 mm em algumas localidades. Acompanhe a previsão do tempo.

    Centro-sul do Brasil em alerta

    A quinta-feira (29) será marcada por instabilidades espalhadas pelo centro-sul do Brasil, com destaque para Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, onde há elevada probabilidade de chuvas intensas e tempestades. Produtores rurais dessas áreas devem ficar atentos.

    Precipitação e nebulosidade prevista para a tarde desta quinta-feira (29) sobre o centro-sul do Brasil.
    Precipitação e nebulosidade prevista para a tarde desta quinta-feira (29) sobre o centro-sul do Brasil.

    Durante a manhã, o tempo permanece parcialmente nublado na Região Sul, Sudeste e em parte do Centro-Oeste. Já neste período há previsão de chuvas moderadas a fortes no interior do Rio Grande do Sul, avançando desde a região de Bagé/RS em direção ao norte do estado.

    No início da tarde, as chuvas se intensificam na divisa entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além do leste catarinense. As precipitações podem vir acompanhadas de trovoadas, descargas elétricas e eventual queda de granizo. Ao mesmo tempo, nuvens carregadas começam a se formar no oeste paulista.

    Probabilidade de precipitação sobre o centro-sul na tarde de quinta-feira (29).
    Probabilidade de precipitação sobre o centro-sul na tarde de quinta-feira (29).

    Ao longo da tarde e início da noite, as chuvas se tornam mais generalizadas no centro-sul do país. O alerta se estende à Região Sul, Sudeste e Centro-Oeste, áreas que vêm registrando episódios frequentes de chuva intensa. Todo o estado de São Paulo (inclusive a capital), sul, leste e Triângulo Mineiro Rio de Janeiro, além de Mato Grosso do Sul e Goiás, devem ficar atentos aos riscos de tempestades.

    Seja o primeiro a receber a previsão do tempo no seu celular! Siga o novo canal no WhatsApp e ative as notificações.

    No final da noite, as chuvas perdem força na Região Sul. No entanto, oeste de São Paulo, sul de Mato Grosso do Sul, noroeste de Minas Gerais e Goiás seguem com chuvas intensas, o que eleva os acumulados diários, com valores em torno de 50 mm no sul paulista e próximos de 100 mm no Paraná.

    Chuva acumulada até o final da noite de quinta-feira (29).
    Chuva acumulada até o final da noite de quinta-feira (29).

    Nas demais áreas do centro-sul, os volumes tendem a ser menores, não superando os 40 mm. Ainda assim, chuvas concentradas em curto período de tempo podem provocar alagamentos, enxurradas e transbordamentos de córregos.

    Chuvas fortes atingem o Norte e Nordeste

    Nesta quinta-feira (29), a previsão indica chuvas espalhadas pelo centro-norte do Brasil, com intensidades variando entre moderadas e fortes e abrangendo uma ampla área.

    Precipitação e nebulosidade prevista para a tarde desta quinta-feira (29) sobre o centro-norte do Brasil.
    Precipitação e nebulosidade prevista para a tarde desta quinta-feira (29) sobre o centro-norte do Brasil.

    As chuvas mais intensas e as maiores chances de tempestades concentram-se sobre o interior do Tocantins e o oeste da Bahia, mantendo essas regiões em alerta. Nas demais áreas, a precipitação ocorre de forma fraca a moderada, com menor risco de transtornos.

    Apesar dos volumes mais baixos em alguns locais, áreas com solo já saturado, como o norte do Mato Grosso, Rondônia, oeste do Pará e Amapá, seguem sob atenção, pois chuvas adicionais podem provocar alagamentos e outros problemas.

    Chuva acumulada até o final da noite de quinta-feira (29) no centro-norte do Brasil..
    Chuva acumulada até o final da noite de quinta-feira (29) no centro-norte do Brasil..

    No oeste do Amazonas, o alerta é para grandes acumulados, com volumes que podem ultrapassar os 100 mm, aumentando o risco de transtornos.

    No Maranhão e Piauí, as chuvas ocorrem na forma de pancadas, principalmente durante a tarde. Áreas do litoral devem redobrar a atenção, já que os volumes previstos são mais elevados em comparação ao interior.