Mais de 200 mm e tempestades acende alerta em boa parte do Brasil nos próximos 5 dias; veja as áreas em risco

Previsões indicam que as chuvas se intensificam sobre grande parte do Brasil no final desta semana, atingindo todas as regiões do país com tempestades significativas e acumulados totais que podem passar dos 200 mm de chuva.
- Mais informações: Chuvas retornam ao Sul do Brasil nesta quarta, 28
Grande parte do Brasil registrará tempestades ao longo dos próximos cinco dias, com a presença de áreas de instabilidade sobre diversas regiões do país e a formação de um ciclone, que ocorrerá nos últimos dias desta semana - processo pode ser observado se iniciando no vídeo acima.
Graças à essa situação, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu avisos para uma porção imensa do país nesta quarta-feira (28), envolvendo praticamente toda a região Sul, Centro-oeste, Norte e partes consideráveis das regiões Sudeste e Nordeste, como é possível observar na imagem abaixo.
Há risco de transtornos para a população, como cortes no fornecimento de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e pequenos deslizamentos em algumas regiões do país, além do risco de ocorrência de descargas elétricas (raios).

Todas as regiões indicadas acima podem registrar pancadas de chuva ao longo da tarde e da noite. No centro-norte do país, essas chuvas ocorrem, a princípio, de maneira mais localizada e podem atingir alguns municípios enquanto outros permanecem com tempo firme.
Já na região Sul, conforme o ciclone se desenvolve entre a sexta-feira (30) e o Sábado (1), as chuvas podem se formar de maneira mais abrangente, atingindo praticamente todos os municípios com os maiores acumulados sendo registrados no Paraná.

Em outras palavras, essa situação indica uma alta possibilidade de intensificação das chuvas sobre o Sudeste, Centro-Oeste, uma grande parte do Nordeste e praticamente toda a região Norte ao longo dos próximos dias.
Ao total, os acumulados de chuva previstos até o final da segunda-feira (2) indicam que diversos municípios do Sudeste, Centro-Oeste e Norte do país podem atingir volumes altos que ultrapassam os 200 mm de chuva, como é possível observar na imagem abaixo.

A exceções são alguns municípios do Nordeste, entre o norte da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Paraíba. Embora possam registrar chuvas fracas, estes estados terão dias de tempo predominantemente firme e seco, com baixíssimos acumulados de chuva.
Chuvas continuam ao longo da semana que vem
Tudo indica que as chuvas podem ainda continuar ao longo da semana que vem. Anomalias de chuva previstas entre os dias 2 e 9 de Fevereiro, na semana que vem, indicam acumulados de chuva acima da média sobre parte do Sul (especialmente Paraná), Sudeste, Centro-Oeste e até mesmo Nordeste.

Na imagem acima, podemos observar este comportamento ilustrado através de cores esverdeadas. Nestas regiões, as chuvas continuarão se formando de maneira intensa e frequente ao longo da semana que vem, o que culminará num início de Fevereiro bastante chuvoso sobre grande parte do Brasil.