Frente fria vai atingir 12 estados nas 5 regiões do Brasil neste fim de semana; confira a previsão

Uma frente fria vai avançar pelo Brasil neste final de semana. O sistema vai deixar o tempo instável em 12 estados brasileiros espalhados pelas 5 regiões do país.

    A sexta-feira (17) amanheceu com tempo fechado em grande parte da Região Sul do Brasil. Logo pela manhã, pancadas de chuva foram registradas no noroeste do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e sudoeste do Paraná. Contudo, os volumes foram baixos, variando entre 3 e 10 mm de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

    Para o restante do dia, a previsão indica que as chuvas se espalham pelos três estados da Região, além de áreas do Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. As chuvas mais intensas devem ocorrer em regiões do Rio Grande do Sul, incluindo a capital, Porto Alegre/RS.

    O final de semana contará com a formação de uma frente fria ao longo deste sábado (18) e, à medida que o sistema avança, 12 estados terão previsão de chuvas nos próximos dias. Confira a lista:

    • Rio Grande do Sul
    • Santa Catarina
    • Paraná
    • São Paulo
    • Minas Gerais
    • Rio de Janeiro
    • Espírito Santo
    • Mato Grosso
    • Mato Grosso do Sul
    • Goiás
    • Rondônia
    • Bahia

    Acompanhe a previsão do tempo para este sábado (18) e domingo (19).

    Frente fria avança e eleva riscos de tempestades no sábado

    Na madrugada de sábado (18), uma frente fria se formará sobre o Sul do Brasil, provocando chuvas volumosas nos três estados da Região. Há riscos de chuvas intensas e tempestades, principalmente sobre o norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

    Mapa de possibilidade de precipitação no Brasil na tarde deste sábado (18).
    Mapa de possibilidade de precipitação no Brasil na tarde deste sábado (18), de acordo com o modelo ECMWF.

    Durante a manhã, a frente fria já consolidada avança para o interior do Brasil, provocando chuvas intensas sobre o Mato Grosso do Sul, Paraná e se aproximando do Sudeste. Os primeiros volumes de chuva previstos ficam por conta do sul de São Paulo.

    O tempo ficará fechado em quase todos os estados do centro-sul do Brasil, com exceção do Rio Grande do Sul, que terá tempo mais estável na tarde de sábado (18).

    Mapa de densidade de raios no início da tarde deste sábado (18).
    Mapa de densidade de raios no início da tarde deste sábado (18) mostra uma extensa áreas com riscos de tempestades.

    A frente fria atuará em uma grande faixa que se estende desde o norte de Santa Catarina até o centro de Minas Gerais, abrangendo também partes de Goiás e Mato Grosso, além de outros estados da região.

    Nesta extensa faixa, há chances de chuvas intensas e tempestades, que podem vir acompanhadas de descargas elétricas, trovoadas e grandes volumes de água. Há potencial para transtornos em capitais como Goiânia/GO, São Paulo/SP, Campo Grande/MS e Curitiba/PR.

    Precipitação prevista para a tarde de sábado (18).
    Precipitação prevista para a tarde de sábado (18).

    Ainda no sábado (18), no período da noite, a frente fria alcança Rondônia, provocando chuvas espalhadas pelo estado. As precipitações também chegam ao Rio de Janeiro e Espírito Santo, com intensidade variando entre moderada e forte.

    Domingo com frente fria e temperaturas amenas

    A frente fria continua sua atuação pelo Brasil central. Durante a madrugada e manhã, as chuvas perdem força, com previsão de chuva leve e garoa espalhadas por Minas Gerais, toda a região leste de São Paulo e Rio de Janeiro, além das divisas entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

    Precipitação, nebulosidade e ventos previstos para a tarde de domingo (19).
    Precipitação, nebulosidade e ventos previstos para a tarde de domingo (19).

    A circulação atmosférica transporta umidade do oceano para o litoral paulista e fluminense, mantendo o tempo fechado na região e aumentando as chances de grandes acumulados entre sábado (18) e domingo (19). As chuvas proporcionadas pelo sistema frontal ganham força novamente, afetando a faixa entre o norte do Espírito Santo e o interior do Mato Grosso.

    A frente fria terá intensidade suficiente para chegar à Bahia, norte de Minas Gerais, interior de Goiás e leste do Mato Grosso, provocando chuvas moderadas e fortes, que podem ser acompanhadas de trovoadas.

    Precipitação acumulada prevista entre sexta (17) e domingo (19).
    Precipitação acumulada prevista entre sexta (17) e domingo (19) mostra volumes superiores a 100 mm em SC e SP.

    Os acumulados de precipitação neste final de semana serão elevados no litoral de São Paulo e Rio de Janeiro e no leste de Santa Catarina, onde áreas pontuais podem registrar volumes superiores a 100 mm.

    Nas demais regiões do país, os acumulados entre sábado (18) e domingo (19) variam entre 20 e 50 mm, com localidades pontuais chegando a 70 mm.

    Mapa de anomalia de temperatura em 850 hPa.
    Mapa de anomalia de temperatura em 850 hPa neste domingo (19).

    Na Região Sul e parte do Sudeste, após a passagem da frente fria, haverá queda nas temperaturas. Uma massa de ar frio trará temperaturas típicas de inverno para o país nos próximos dias, com aumento nos riscos de geadas no início da próxima semana. As máximas neste domingo (19) varia entre 15 e 21°C no leste da Região Sul e Sudeste.