Ar frio toma o lugar das chuvas no Sul do Brasil a partir desta segunda-feira, 13; saiba o que esperar

As chuvas diminuem na Região Sul do Brasil nesta segunda-feira, ficando mais concentradas no estado do Paraná. E uma nova massa de ar frio ingressa na região, deixando as temperaturas mais amenas nos próximos dias.

O feriado de domingo (12) teve chuva forte e rajadas de vento em parte da Região Sul do Brasil devido à presença de um ciclone extratropical (entre o Uruguai e a Argentina) e sua frente fria associada.

Na segunda-feira (13), à medida que o sistema se afasta do continente em direção ao oceano, as chuvas diminuem na Região Sul, ficando mais concentradas no estado do Paraná. Além disso, uma nova massa de ar frio ingressa na Região deixando as temperaturas mais amenas nos próximos dias.

Acompanhe abaixo mais detalhes da previsão do tempo para o Sul do país.

Chuvas reduzem no Sul nesta segunda-feira

O início da semana na Região Sul do país terá chuvas mais concentradas sobre o estado do Paraná, que ainda pode ter fortes pancadas e rajadas de vento de cerca de 60 km/h no leste entre o final da manhã e início do período da tarde.

Entre a madrugada e a manhã desta segunda-feira (13), a previsão indica chuvas de até forte intensidade no norte e no noroeste paranaenses, que incluem as cidades de Londrina e Maringá. Também há riscos de tempestades nestas regiões do estado ao longo da manhã. Nas demais regiões, são esperadas chuvas mais fracas e isoladas.

alerta de tempestades
Mapa de densidade de raios realça as áreas com maior potencial de chuva forte ou tempestades na manhã desta segunda-feira (13).

A partir da tarde, as instabilidades enfraquecem no Paraná e são esperadas chuvas fracas e isoladas no estado, e sem risco de tempestades.

No Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, não há mais risco de tempestades na segunda-feira. Podem ocorrer chuvas fracas e pontuais no período da manhã no nordeste gaúcho e em grande parte do estado catarinense.

Na capital Curitiba, a previsão é de chuva fraca e céu parcialmente nublado nesta segunda-feira (13).

Nas demais capitais da Região Sul, Porto Alegre terá tempo com nebulosidade variando entre céu claro e parcialmente nublado. Em Florianópolis, há chance de chuva fraca pela manhã e com nuvens dispersas ao longo do dia.

Massa de ar frio avança pelo Sul

À medida que a frente fria se afasta do Sul do país, a incursão de uma nova massa de ar frio afeta a Região pelo menos até a próxima terça-feira (14), deixando as temperaturas mais amenas.

Há potencial de geada pontuais na Serra de Santa Catarina na próxima terça-feira, 14 de outubro.

Nesta segunda-feira (13), as temperaturas mínimas variam entre 11°C (nas Serras gaúcha e catarinense) e 17°C na maior parte da Região Sul. Mas na parte leste e em áreas do norte do Paraná elas chegam aos 21°C.

Já as temperaturas máximas não passam de 25°C no Rio Grande do Sul, em grande parte de Santa Catarina e na porção central do Paraná. Contudo, elas ainda podem chegar perto de 30 °C no oeste e noroeste do Paraná e no Litoral Norte catarinense. Na Serra de Santa Catarina, elas variam entre 17°C e 19°C.

frio
temperaturas mínimas para a terça-feira (14).

Na terça-feira (14), as temperaturas mínimas diminuem mais ainda em relação ao dia anterior. Elas variam entre 8°C e 9°C na Serra gaúcha e em áreas do centro-sul do Paraná. Na Serra Catarinense, as mínimas variam entre 5°C e 9°C, mas com possibilidade de atingiram valores menores pontual, levando potencial para geadas. Já as temperaturas máximas oscilam entre 17°C e 26°C na maior parte da Região; novamente, apenas em áreas do oeste e noroeste do Paraná é que elas ainda podem ficar perto dos 30°C.