Após ciclone, risco de tempestades deixa em alerta para transtornos SP, MG e RJ nos próximos dias; veja a previsão

A Região Sudeste do Brasil vai ficar novamente em alerta para chuvas intensas e tempestades a partir deste fim de semana, devido a condições meteorológicas que darão início a um novo episódio de ZCAS. Veja os detalhes aqui.

Canal de umidade no Brasil central e frente fria na costa do Sudeste vão aumentar as chuvas na região nos próximos dias.

Nesta sexta-feira (12), o ciclone extratropical já estará mais afastado do continente e sem mais influenciar o tempo no Sudeste do Brasil, contudo, ainda se formam instabilidades sobre a região. Pancadas de chuva e trovoadas isoladas são esperadas a partir da manhã na metade centro-oeste de São Paulo, e a partir da tarde em praticamente todo o estado de Minas Gerais e no Espírito Santo. O Rio de Janeiro e o oeste de São Paulo terão condição de tempo mais firme e muitas nuvens.

A partir do fim de semana, um corredor de umidade (conhecido também como rio atmosférico) vinda da Região Norte do Brasil ganha força sobre o centro-sul do país e, juntamente com uma nova frente fria que se forma entre a madrugada de domingo (14) e manhã de segunda-feira (15) na costa do Sudeste, vão dar origem a um novo episódio de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). Este sistema meteorológico vai reforçar as condições para chuvas intensas e volumosas na Região Sudeste do país ao longo dos próximos dias.

Acompanhe abaixo mais detalhes da previsão.

Nova ZCAS deixa o Sudeste em alerta a partir do fim de semana

A partir deste sábado (13), o corredor de umidade que se estende desde o sul da Região Norte, passando pelo Brasil central, já vai provocar instabilidades no Sudeste do país.

Contudo, a partir da segunda-feira (15), a nova frente fria na costa do Sudeste vai dar suporte para a formação da ZCAS, o que vai acabar intensificando as chuvas na região nos próximos dias.

A formação de uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) trará chuvas intensas e risco de tempestades para o Sudeste do Brasil a partir deste fim de semana.

Importante comentar aqui que a ZCAS é um dos principais sistemas meteorológicos causadores de chuvas nas regiões Centro-Oeste e Sudeste do país, contribuindo para chuvas persistentes nestas áreas.

Previsão de densidade de raios para o sábado (13) à tarde (15h), segundo o modelo europeu ECMWF, destacando as áreas com risco de temporais.

Este novo episódio de ZCAS que se forma a partir deste fim de semana e deve durar até, pelo menos, a próxima terça-feira (16), vai trazer alertas de chuvas intensas e volumosas com risco de tempestades ao Sudeste, especialmente aos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

A manhã do sábado (13) já começa com chuvas intensas e risco de tempestades em todo o estado de São Paulo. A partir da tarde, elas avançam também para o Rio de Janeiro e a porção centro-sul de Minas Gerais, com risco de fortes tempestades especialmente no sul carioca e no sul e sudeste mineiro. No Espírito Santo, ocorrem chuvas mais fracas.

Previsão de precipitação (mm) para o domingo (14) à tarde (15h), segundo o modelo europeu ECMWF.

No domingo (14), as condições serão semelhantes ao dia anterior. O período da manhã terá pancadas de chuva e temporais em todo o São Paulo e no sul de Minas Gerais, que se espalham para o restante dos estados mineiros e carioca ao longo do dia. Durante a noite, as chuvas ficam mais concentradas em Minas Gerais e na divisa do Rio com o Espírito Santo.

A tendência para a segunda (15) e a terça-feira (16), já com a atuação da frente fria, é de que as chuvas aumentem, ocorrendo de forma mais abrangente, como podemos notar no mapa abaixo. Elas podem ser localmente intensas e ainda vir associadas com tempestades, principalmente no leste de São Paulo, sul de Minas Gerais e centro-sul do Rio de Janeiro.

Previsão de precipitação (mm) para terça-feira (16) à tarde (15h), segundo o modelo europeu ECMWF.

Dessa forma, os volumes totais de chuva vão ficar acima da média (tons verdes) no Sudeste do Brasil na semana que vem, como podemos observar no mapa abaixo das anomalias semanais de precipitação (em mm), que mostra as regiões mais afetadas pela ZCAS nos próximos dias.

Mas claro, o destaque de hoje que estamos falando é o Sudeste, mas as demais áreas do Brasil central também terão anomalias positivas de precipitação devido à atuação do sistema meteorológico.

Previsão de anomalias de precipitação ( em mm) entre os dias 15 e 22 de Dezembro, segundo o modelo europeu ECMWF.

E os alertas continuam para estes três estados nos próximos dias, com riscos de transtornos à população como enchentes e alagamentos em áreas urbanas devido às chuvas fortes em um curto intervalo de tempo.