Amanhã chega mais uma massa de ar polar: Sul e Sudeste continuam com frio de 0°C; confira

A chegada de uma nova massa de ar polar nesta quarta-feira mantém temperaturas baixas no Sul e Sudeste do Brasil. A previsão é de temperaturas próximas a 0°C.

    Ar frio continua atuando sobre o país nesta quarta-feira (13).Foto: Dario Oliveira/Estadão Conteúdo
    Ar frio continua atuando sobre o país nesta quarta-feira (13).Foto: Dario Oliveira/Estadão Conteúdo

    A semana começou com temperaturas baixas em grande parte do centro-sul do Brasil, em especial nas áreas com maiores altitudes. A passagem de uma frente fria na semana anterior foi seguida por uma massa de ar polar bastante intensa, que deixou as temperaturas próximas de 0°C e até mesmo negativas nesta segunda (11) e terça-feira (12).

    Nos próximos dias as temperaturas mínimas podem ser inferiores a 0°C, principalmente nas localidades com maiores altitudes. A exemplo dessas regiões temos a serra gaúcha e catarinense e a Serra da Mantiqueira, entre Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.

    As temperaturas amenas vão continuar, principalmente durante o amanhecer, pelo menos até sexta-feira (15). Isto porque uma nova massa de ar polar chega ao Brasil nesta quarta (13) onde realiza a manutenção do ar frio e mantém as baixas temperaturas na Região Sul e Sudeste.

    Confira a previsão do tempo com mais informações para os próximos dias.

    Região Sul: nova massa de ar frio chega amanhã

    A nova massa de ar polar chega ao Brasil durante a madrugada desta quarta-feira (13). O novo sistema irá manter as temperaturas amenas pelo restante da semana. Sobre o Sul do Brasil, o amanhecer será com temperatura entre 5°C e 9°C no Rio Grande do Sul, com exceções de alguns municípios do leste do estado, onde as temperaturas ficam acima de 10°C.

    O ar frio permanece firme sobre Santa Catarina. A quarta-feira (13) amanhece com temperaturas entre 4°C e 6°C sobre o estado catarinense, onde há riscos de geadas leves. Nas áreas mais altas, os modelos podem subestimar as temperaturas mínimas, desta maneira, há chances de mínimas próximas e inferiores a 0°C na serra.

    No Paraná a situação não é muito diferente com temperaturas mínimas entre 2°C e 4°C nas áreas mais altas e próximas a Santa Catarina. No oeste do estado, previsão de mínimas superiores a 10°C.

    Mínima prevista para a Região Sul na manhã de quarta-feira (13).
    Mínima prevista para a Região Sul na manhã de quarta-feira (13).

    Durante a tarde as máximas não irão subir muito. A massa de ar polar vai controlar esta elevação e deixará as máximas entre 18°C e 22°C em grande parte do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina os termômetros variam entre 15°C (áreas de serra) e 23°C (litoral).

    No Paraná, tempo mais seco e temperaturas mais elevadas. Na porção sul, as máximas chegam aos 21°C enquanto que próximo a divisa com São Paulo a temperatura alcança os 28°C.

    Região Sudeste: ar polar mantém manhãs frias

    O frio continua sobre o estado de São Paulo, Sul de Minas Gerais e partes do Rio de Janeiro, e sul do Espírito Santo. A massa de ar frio está com menor intensidade, no entanto, ainda permite as baixas temperaturas nessas áreas. A quarta-feira (13) não será muito diferente com riscos de geadas sobre as áreas mais elevadas em três estados.

    Mínima prevista para a Região Sudeste na manhã de quarta-feira (13).
    Mínima prevista para a Região Sudeste na manhã de quarta-feira (13).

    Em São Paulo, os termômetros variam entre 5°C, nos municípios próximos ao Paraná e na Serra da Mantiqueira, e 11°C no oeste do estado. As temperaturas amenas também estão presentes no sul de Minas Gerais, em toda a região a mínima inferior a 9°C, caso de Lambari/MG e Maria da Fé/MG.

    Há possibilidade de geadas nas áreas mais altas da região, com temperaturas mínimas inferiores a 5°C. Em alguns pontos, os modelos preveem 1°C, contudo este valor pode ser ainda menor e assim, há possibilidade de temperaturas negativas .

    No Rio de Janeiro, o frio mais intenso está localizado na Região Serrana, onde as temperaturas ficam abaixo dos 10°C. Nas demais áreas temperaturas mais altas, porém, abaixo da média para o estado. Como na capital fluminense em que a mínima prevista é de 15°C para a quarta-feira (13).

    Máxima prevista para a Região Sudeste na tarde de quarta-feira (13).
    Máxima prevista para a Região Sudeste na tarde de quarta-feira (13).

    As tardes serão mais quentes. Com o tempo limpo e seco as temperaturas sobem nas cidades a oeste da Região Sudeste, os termômetros superam a marca dos 30°C no Triângulo Mineiro e alguns pontos de São Paulo. Confira a previsão para as capitais:

    • São Paulo/SP - Mín.: 9°C / Máx.: 26°C
    • Rio de Janeiro/RJ - Mín.: 15°C / Máx.: 22°C
    • Belo Horizonte/MG - Mín.: 13°C / Máx.: 27°C
    • Vila Velha/ES - Mín.: 17°C / Máx.: 24°C

    Nos municípios mais a leste, a massa de ar frio não permite a elevação acentuada das máximas. Com isso, os termômetros variam entre os 20°C de Santos/SP e os 27°C de Volta Redonda/RJ.