Alertas para esta terça-feira abrangem 18 estados: INMET emitiu avisos de tempestades, ventos fortes e frio intenso
Os alertas emitidos pelo INMET para esta terça-feira abrangem todas as diferentes condições meteorológicas que estão sendo registradas ao longo do território brasileiro.
- Mais informações: Chega ao Brasil outra massa de ar polar

Diversos sistemas meteorológicos estão atuando sobre diferentes regiões do país. Enquanto uma frente fria muda o tempo no Centro-Sul do país, a circulação de ventos e umidade traz instabilidade para algumas partes do Norte e do Nordeste.
Confira a seguir mais detalhes sobre cada um dos alertas emitidos pelo INMET para esta terça-feira (29), entendendo quais serão as regiões e estados mais afetados.
Ventos fortes no Sudeste
Devido à passagem da frente fria, parte do estado de São Paulo - inclusive a região metropolitana da capital - começou esta segunda-feira (28) registrando rajadas de vento fortes, que chegaram perto dos 100 km/h.

Essa situação continua ao longo da terça-feira (29), para quando o INMET emitiu um aviso de perigo não apenas para o litoral de São Paulo, mas também do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. As rajadas fortes de vento afetam especialmente a costa, podendo movimentar dunas de areia sobre construções na orla.
Chuva volumosa no nordeste
Enquanto isso, o litoral leste do Nordeste permanece registrando condições de chuva constante nesta terça-feira (29), que abrange o litoral de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e também Rio Grande do Norte - e, portanto, as capitais Maceió, Recife, João Pessoa e Natal.

De acordo com o alerta do INMET, chuvas podem chegar a 50 mm por dia, mas entre Maceió e Recife, esses volumes podem ser ainda maiores - chegando a 100 mm por dia. Isso traz risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios para a região.
Queda das temperaturas no centro-sul do país
Entre essa terça-feira (29) e a quarta-feira (30), o INMET também alerta para um declínio forte das temperaturas em diversos estados do centro-sul do país:
- Rio Grande do Sul: todo o território (risco de geadas generalizadas)
- Santa Catarina: todo o território (risco de geadas generalizadas)
- Paraná: todo o território (risco de geadas generalizadas)
- São Paulo: todo o território (risco de geadas pontuais)
- Mato Grosso do Sul: todo o território
- Mato Grosso: desde o sul do estado até Cuiabá
- Goiás: extremo sul do estado
- Minas Gerais: sul mineiro (risco de geadas pontuais) e Alto Paranaíba
- Rio de Janeiro: sul fluminense

Embora o pico de intensidade dessa onda de frio ocorra na quarta-feira, ela deve persistir até o final da semana, mantendo as temperaturas abaixo da média nos estados e regiões mencionados acima.
Tempestades na região Norte
Por fim, há possibilidade de pancadas de chuva fortes em parte de Rondônia (especialmente a região de Madeira-Guaporé e a capital Porto Velho), o Acre, parte do Amazonas (sudoeste e norte do estado) e o norte de Roraima (inclusive a capital Boa Vista).

Há possibilidade de chuvas moderadas de até 50 mm/dia, acompanhas de ventos intensos de até 60 km/h. Isso traz risco de cortes no fornecimento de energia elétrica, queda de galhos de árvores e alagamentos, além de ocorrência de descargas elétricas (raios).
Por isso, não deixe de se preparar para enfrentar as mudanças no tempo conferindo a previsão exata de chuva e temperatura para o seu município específico, que está disponível aqui no portal da Meteored | Tempo.com.