Ar polar fará as temperaturas caírem cerca de 10°C na região Nordeste; confira os estados afetados

O avanço de uma frente fria pelo Nordeste traz uma massa de ar frio e muita nebulosidade para diversos estados, o que fará as temperaturas máximas caírem significativamente.

  • Mais informações: Frente fria traz alerta de chuvas intensas para 4 estados na da região nordeste

Nos últimos dias, uma frente fria tem avançado por todo o centro-sul do Brasil, trazendo tanto chuvas intensas quanto uma queda significativa das temperaturas para o país. esse sistema, no entanto, terá uma abrangência maior do que o normal - a partir de amanhã, o sistema avançará a ponto de afetar até mesmo a região nordeste.

Conforme avança, o sistema será capaz de ocasionar chuvas em todo o litoral da Bahia entre a quarta-feira (30) e a sexta-feira (31), ocasionando ainda tempestades fortes em outros estados como Sergipe, Alagoas e Pernambuco nos dias seguintes.

Após a passagem dessa chuva, o sistema ainda será capaz de trazer uma queda expressiva das temperaturas para parte da região Nordeste - incluindo Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco.

Frente fria traz queda das temperaturas para o Nordeste

Na quinta-feira (31), a massa de ar frio chegará ao extremo sul da Bahia, fazendo as temperaturas caírem em Porto Seguro e arredores. Na cidade de Teixeira de Freitas, por exemplo, as temperaturas máximas caem de 31°C nesta terça-feira para 24°C na quarta.

Previsão de temperaturas máximas na sexta-feira.
Previsão de temperaturas máximas na sexta-feira mostra que vários municípios da Bahia não registrarão temperaturas superiores a 20°C neste dia - sinalizando um frio significativo na região.

Essa massa de ar frio avança gradualmente, atingindo outros municípios da Bahia também na sexta-feira (01), fazendo com que o mês de Agosto se inicie com um tempo mais ameno e frio na região. Em Vitória da Conquista (BA), por exemplo, as temperaturas máximas previstas caem de 28°C nesta terça-feira para 19°C na sexta-feira - uma queda de quase 10°C.

O mesmo ocorre em outros municípios do sul e do centro-sul da Bahia, como Cândido Sales - onde as temperaturas máximas caem de 32°C na terça para 23°C na sexta - novamente, sinalizando uma queda de praticamente 10°C nas temperaturas da região.

Previsão de temperaturas máximas no domingo.
Previsão de temperaturas máximas no domingo mostra que, desde a BA até PE, passando por SE e AL, diversos municípios registrarão temperaturas máximas inferiores a 20°C.

Embora a região mais afetada seja de fato o sul da Bahia, tanto o ar frio quanto a formação de nebulosidade intensa fará as temperaturas caírem também em outras regiões, inclusive o norte da Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco. Isso ocorre entre a sexta-feira (01) e o domingo (03).

Previsões de temperatura máxima no próximo domingo mostram, inclusive, que as temperaturas ao longo do dia não ultrapassam os 20°C em diversos municípios que vão desde o sul da Bahia até Pernambuco, trazendo um frio significativo para a região. Confira, por exemplo, a previsão para Tupanatinga, em Pernambuco:

Previsão do tempo detalhada para Tupanatinga (PE).
Previsão detalhada de temperaturas em Tupanatinga (PE) mostra uma queda de 7 graus nas temperaturas máximas - que vão de 27°C nesta quarta-feira para 20°C no domingo, até mesmo no PE.

Ao longo da semana que vem, as temperaturas voltam a subir gradativamente em todo o Nordeste, voltando para os patamares anteriores. No entanto, vale notar que nebulosidade e chuva continuarão se formando em parte do litoral, o que ajuda a manter as temperaturas baixas em alguns municípios.

EM RESUMO, entre a quinta-feira e o domingo, o avanço de uma massa de ar frio e o aumento da nebulosidade causarão uma queda das temperaturas em parte do Nordeste. No centro-sul da Bahia, as temperaturas máximas caem até 10°C, e durante o final de semana, as máximas não passam dos 20°C em diversos municípios da Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco.

Para se preparar e não ser pego de surpresa pelo frio dessa semana, não deixe de conferir a previsão exata de temperaturas máxima e mínima para o seu município específico. Isso tudo está disponível aqui no portal da Meteored | Tempo.com.