Alerta de chuvas intensas e fortes rajadas de vento para 8 estados da Região Nordeste; confira áreas de risco
Com chuvas volumosas e ventos fortes, as condições do tempo no litoral do nordeste podem causar transtornos bastante diferentes do interior, que ainda está registrando tempo muito seco.
- Mais informações: Frente fria chega a SP e ao RJ na próxima semana

O interior da região Nordeste, incluindo grande parte do sertão e do agreste, está enfrentando uma situação de tempo muito seco - com predomínio de céu aberto e ensolarado. Diversos municípios, como Barreiras (BA), Ibotirama (BA) e Alvorada do Gurguéia (PI) estão inclusive registrando umidades relativas inferiores a 20%.
No entanto, o litoral está enfrentando situações bastante diferentes - e, em alguns municípios, completamente opostas. No extremo leste, por exemplo, muita nebulosidade e chuva estão sendo previstas para os próximos dias; e no litoral norte, ventos muito fortes podem causar transtornos na costa.

Como consequência desta situação, muitas das capitais nordestinas serão atingidas pelo tempo adverso nos próximos dias. Confira a seguir mais detalhes sobre os alertas e quais regiões serão afetadas pelos ventos fortes e pela chuva volumosa.
Ventos fortes atingem o litoral norte
No litoral norte, a circulação dos ventos está atingindo velocidades mais altas do que o normal entre o nível de superfície e os 850 hPa, com um máximo em torno de 925 hPa. Essa situação pode trazer alguns transtornos ao longo deste final de semana e também durante a semana que vem.
O aviso emitido pelo INMET compreende, ao total, 72 municípios da região costeira, onde as rajadas de vento podem variar entre 50 e 80 km/h entre o litoral e o oceano, de acordo com as previsões mais recentes da Meteored.

Chuvas persistentes atingem o litoral leste
Enquanto isso, no litoral leste, ventos sopram do oceano trazendo muita umidade e favorecendo a formação de nuvens carregadas e chuvas persistentes ao longo do final de semana e também da semana que vem.
De acordo com previsões da Meteored, os dias onde as chuvas mais intensas serão registradas são segunda-feira (28) e terça-feira (29). Ao total, até o final da quinta-feira (31), os acumulados totais podem chegar perto dos 100 mm de chuva em alguns municípios.

Ao total, portanto, oito estados estão sob alerta, junto às suas capitais:
- Maranhão: ventos fortes no litoral e chuva intensa ao oeste de São Luis;
- Piauí: ventos fortes no litoral;
- Ceará: ventos fortes no litoral;
- Rio Grande do Norte: ventos fortes no litoral norte; chuvas volumosas no litoral leste;
- Paraiba: chuvas volumosas no litoral leste;
- Pernambuco: chuvas volumosas no litoral leste;
- Alagoas: chuvas volumosas no litoral leste;
- Sergipe: chuvas volumosas no litoral leste;
Com isso notamos que existe um grande contraste entre o litoral e o interior do nordeste - que, vale lembrar, está também sob aviso de baixa umidade relativa devido ao tempo seco, o que pode impulsionar incêndios florestais e agravar problemas de saúde na população.
Para se preparar e não ser pego de surpresa, não deixe de conferir a previsão exata de chuva, temperatura e umidade relativa para o seu município específico que está disponível aqui no portal da Meteored | Tempo.com.