Alerta: ar polar ganha força e formará geada abrangente e neve

Antecipando o início do inverno, uma massa de ar polar entrará no continente e fará as temperaturas caírem bruscamente ao longo da semana que vem. Há risco de geadas intensas e até mesmo formação de neve.

Antecipando o início do inverno, uma massa de ar polar fará as temperaturas caírem bruscamente semana que vem, formando geadas e até mesmo neve.

Próxima semana, a entrada de uma massa de ar polar no Brasil marca o início do inverno. Trata-se da primeira onda de frio intensa do ano, que alcançará áreas do Centro-Oeste, do Sudeste e até mesmo do Norte do país na forma de friagem.

Primeira massa de ar polar traz o primeiro evento de onda de frio do ano e antecipa o início do inverno já na próxima semana!

O Centro-Sul do Brasil registrará as temperaturas mínimas mais baixas de 2022, incluindo valores abaixo de zero em regiões serranas. Há risco de formação ampla de geada e até mesmo precipitação invernal - como neve, chuva congelada e congelante.

Mapa de anomalia de temperaturas para a semana que vem mostra a queda intensa de temperaturas em todo o Sul do Brasil, e também boa parte do Sudeste e do Centro-Oeste.

Tudo começará com a formação de um ciclone e uma frente fria ao longo deste sábado (14) e domingo (15), o que já ocasiona precipitação no Sul e, nos dias seguintes, no Sudeste. A partir do dia 16, uma massa de ar frio faz as temperaturas caírem bruscamente em todo o centro-sul do país.

Previsão de neve, chuva congelante e congelada

Entre os dias 16 e 23, as temperaturas caem gradualmente e permanecerão muito baixas especialmente nos Estados do Sul, em São Paulo e no Mato Grosso do Sul. Ao longo de vários dias, haverá registro de temperaturas negativas na região Serrana de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

CHUVA CONGELADA ocorre quando pingos de água congelam ao deixar a nuvem, passando por uma camada de ar muito frio, e derretem após tocar no chão. Já a CHUVA CONGELANTE ocorre quando pingos de água caem da nuvem em estado líquido e congelam somente ao tocar uma superfície com temperaturas extremamente baixas.

Na animação abaixo de precipitação, pressão e de espessura é notável a linha (verde) de espessura de 552 hPa, que normalmente com a linha de 0°C no nível de 850 hpa, avançando e cruzando com a precipitação.

Com temperaturas tão baixas e potencial de precipitação, há grandes chances de formação de neve em pontos da Serra Catarinense na próxima quarta-feira (18). Precipitação invernal também será registrada em vários pontos das regiões mais elevadas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, como chuva congelada e congelante.

É muito difícil definir locais exatos onde precipitação invernal ocorrerá, pois os fenômenos dependem de condições atmosféricas muito específicas e locais. Ainda assim, as regiões de altitude elevada como as serras são os locais de ocorrência mais provável.

Alerta: geadas abrangentes no Sul, Sudeste e Centro-Oeste

Entre os dias 17 e 21, uma das consequências do frio extremo e das temperaturas negativas no Sul é a formação de geadas abrangentes em diversos estados. A onda de frio intensa também chegará a outras regiões com força, podendo ocasionar geadas localizadas no Sudeste e Centro-Oeste.

  • Sul: Geadas abrangentes podem se formar em todos os estados neste período e trazem riscos sérios para as lavouras da região.
  • Sudeste: O ar frio fará as temperaturas caírem para valores próximos dos 0°C, com possibilidade de geadas localizadas em São Paulo e no sul de Minas Gerais.
  • Centro-Oeste: No Mato Grosso do Sul, a queda acentuada de temperatura também pode formar geadas localizadas.

Vale lembrar que ainda se trata de uma tendência e a intensidade do frio para algumas localidades pode sofrer alterações, minimizando e até mesmo retirando o potencial para formação de geada. Esse tipo de alteração, no atual cenário, é mais provável que ocorra para as regiões Centro-Oeste e Sudeste.

Não deixe de conferir previsões específicas para sua cidade e as temperaturas previstas para a semana que vem aqui na Meteored Brasil.