Abril começa com chuva em todo o Brasil

No Norte e Nordeste a ZCIT provoca chuvas volumosas e um ciclone no oceano deixa o tempo instável nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul do país.

A primeira semana de Abril será de chuvas ocorrendo em todas as regiões.

A primeira semana de Abril será de chuvas ocorrendo em todas as regiões do Brasil. As condições do tempo estarão sob influência de duas oscilações importantes: Madden-Julian e Modo Anular Sul. A primeira influencia as chuvas no Norte e Nordeste e a segunda favorece a formação de ciclones, que por sua vez, provocam mais chuva em todo o Cone-Sul

Previsão do tempo até a terça-feira

Nesta segunda-feira (02), um sistema de baixa pressão atmosférica ou ciclone, próximo a costa do RS, vem provocando chuva de moderada a fraca intensidade sobre o centro-norte e leste gaúchos. Nos demais estados do Sul choveu apenas no sul de SC e nas áreas centrais e norte do PR.

Na parte da tarde o sistema se afasta em direção ao oceano formando uma frente fria sobre o Sudeste. Assim, na Região Sul haverá bastante nebulosidade, porém chuvas ocorrendo somente no sul catarinense, norte e centro-leste do RS. No PR pode ocorrer chuva fraca a moderada mais para o fim do dia.

Já no Sudeste, o sistema frontal provoca aumento da nebulosidade e temporais em todo o estado de SP, RJ e metade sul de MG. No Centro-Oeste as instabilidades se formam de maneira mais isolada, mas no estado de GO, norte do MS e metade oeste do MT. No Norte e Nordeste, a ZCIT mantém o tempo instável e chuvoso desde Macapá até Natal. As chuvas também atingem de maneira forte o interior, mais precisamente entre Paragominas e Teresina.

Acumulado de chuva da segunda-feira (02) até a terça-feira (3) segundo o modelo ECMWF.

Na terça-feira (03), a previsão de muita chuva se mantém para o Nordeste e leste do Norte do país. A chuva que ocorre volumosa pela manhã no litoral norte, se propaga para o interior a partir do fim da manhã, trazendo potencial para temporais.

No Sudeste a frente fria se desloca mais para o norte e o tempo fica nublado e chuvoso no RJ, ES, norte de SP e metade-sul de MG. Alerta de chuva volumosa para essas regiões. Em SP, o sol aparece entre muitas nuvens nas demais localidades do interior, no entanto, na faixa leste, devido aos ventos que sopram do oceano, o tempo fica mais fechado, com previsão de chuva fraca a moderada ao longo do dia.

No Centro-Oeste, o mesmo sistema frontal ajuda na formação de instabilidade pela Região provocando chuva já pela manhã no MT, GO, norte e leste do MS, que ganham intensidade na parte da tarde. Na Região Sul, o tempo fica mais firme, porém, em toda a faixa leste dos estados e sul do RS pode ocorrer chuva de fraca a moderada intensidade ao longo do dia.

Previsão para quarta-feira e tendência para o fim da semana

Na quarta-feira (04) sem grandes mudanças nas condições do tempo. O ciclone se mantém no oceano sustentando a  frente fria sobre o Sudeste. O tempo fica nublado e com chuvoso no RJ, MG e ES. Há alerta de chuva volumosa para o ES, região metropolitana de Belo Horizonte, leste de MG e norte do RJ. Em SP o sol aparece entre muitas nuvens, mas é na faixa leste que o tempo fica nublado com previsão de chuva fraca a moderada ao longo do dia.

Previsão de chuva para a quarta-feira (04) a tarde do modelo ECMWF.

No Sul, a mesma condição se observa em toda a faixa leste da Região. Já no Norte e Nordeste, as chuvas volumosas continuam sobre o litoral norte do país e passa a chover nas áreas mais ao leste entre Aracaju e Natal.

Para o fim da semana as condições se mantêm muito semelhantes, com ZCIT no Norte e Nordeste, frente fria no Sudeste, e condição mais instável somente no leste da Região Sul. Mudanças somente a partir do domingo (08).