Plantas para quem esquece de regar: 7 espécies resistentes à seca

Sempre esquece de regar as plantas, ou vai viajar e ficar ausente por alguns dias? Essas plantas são as mais indicadas para você, já que são resistentes a períodos de seca, já que armazenam água nas folhas, caules e raízes.

As plantas suculentas armazenam água nas folhas e são perfeitas para vasos pequenos e decoração minimalista. Crédito: Unsplas /Yen Vu/Creative Commons.

Se você vive esquecendo de regar as plantas, ou vai se ausentar por um período, ou até mesmo mora em uma região de clima mais seco, então espécies de plantas que sobrevivem com pouca água são as ideais para você ter em casa.

Essas espécies não exigem regas frequentes ou cuidados constantes, e ainda tem a capacidade de armazenar líquido nas folhas, caules e raízes. Veja aqui 7 opções de plantas que prosperam mesmo em intervalos longos sem água.

7 plantas que toleram períodos de seca

Essas espécies vegetais prosperam mesmo em ambientes áridos ou com regas muito espaçadas. São elas:

Suculentas

As suculentas são capazes de armazenar água, o que permite que sobrevivam em climas áridos e em solos com pouca fertilidade, exigindo pouca rega. E por isso, elas são uma das melhores opções para jardins de baixa manutenção.

Essas espécies abrangem uma grande variedade de cores, formatos e tamanhos, embelezando o ambiente. E a maioria das suculentas prospera com sol pleno e irrigação apenas quando o substrato estiver completamente seco.

Agave

A agave é uma planta que chama a atenção devido às suas folhas grossas e largas, e de formato simétrico. Essa planta precisa de pouquíssima água. Suas folhas são revestidas de uma película que reduz a perda de umidade a um mínimo, mantendo os seus poros fechados durante o dia.

As agaves são plantas suculentas conhecidas por suas folhas espessas e carnudas, muitas vezes com bordas espinhosas ou pontas afiadas. Existem mais de 200 espécies. Na foto, a espécie Agave azul (Agave weberi). Crédito: Divulgação.

Além disso, ela também é muito eficiente em conservar água, armazenando umidade em seu interior para sobreviver a longos períodos de estiagem. Por isso, não deve ser regada com frequência. Inclusive, o excesso de umidade no solo pode prejudicar suas raízes e favorecer o apodrecimento. Sol pleno e solo arenoso são suas condições ideais.

Alecrim (Rosmarinus officinalis)

O alecrim é uma planta aromática muito usada na culinária, mas também pode ser aproveitada no paisagismo. Tem folhas finas e densas, formando arbustos que podem ser modelados ou deixados para crescer livremente, embelezando o jardim.

É uma planta adaptada a solos pobres e à escassez de água, então, desde que o solo não seja encharcado, ela cresce vigorosamente. Suporta temperaturas altas e até ventos fortes.

Yucca

A Yucca é uma planta de folhas grandes, duras e com espinhos, com mais de 40 tipos de espécies. É nativa da América Central e do sul dos Estados Unidos.

É extremamente adaptada a climas quentes e secos, precisa de pouca rega (apenas uma vez por semana quando adulta) e tem raízes profundas e crescimento lento, o que permite uma manutenção mínima após o plantio.

A espécie Yucca filifera apresenta um caule lenhoso que a torna ainda mais escultural. Crédito: Divulgação.

Ela sobrevive em solos pobres e suporta tanto o sol intenso quanto o vento.

Lavanda (Lavandula sp.)

A lavanda é uma bela planta que conquista tanto pela aparência delicada quanto pelo perfume marcante.

Ela é uma excelente opção para jardins de baixa manutenção, já que suas regas são moderadas e apenas durante o desenvolvimento inicial. Depois de estabelecida, tolera bem a seca e pode florescer durante boa parte do ano sem necessidade de cuidados constantes.

Zamioculca

Conhecida como planta-da-fortuna, a Zamioculca é originária da Tanzânia e de Zanzibar, na África. Ela se adapta bem a ambientes secos e quentes, é resistente à seca e tolera baixa luminosidade.

Com folhas brilhantes e elegantes, a Zamioculca cresce bem na sombra e sobrevive a longos períodos de seca. Crédito: Divulgação.

É uma planta bem resistente, durável e de baixa manutenção. Prefere luz indireta, mas também tolera sombra. No verão, a rega pode ser feita 1 vez por semana; no inverno, pode passar até 15 dias sem rega.

Espada-de-São-Jorge (Sansevieria trifasciata)

Também conhecida como língua-de-sogra, é uma planta nativa da África, apreciada tanto por sua beleza quanto por suas propriedades de proteção e purificação do ar. Isso mesmo! Estudos indicam que a planta é capaz de remover toxinas do ambiente, contribuindo para um ar mais limpo e saudável.

É uma planta de baixa manutenção e que tolera ambientes internos com pouca luz, ideal para quem busca praticidade. É conhecida por sua durabilidade, sobrevivendo em condições adversas, como pouca água e luz indireta. Isso a torna uma excelente escolha para quem não tem muito tempo para cuidados frequentes.

Referências da notícia

Sempre esquece de regar as plantas? Veja dez espécies que sobrevivem com pouca água. 03 de agosto, 2025. Daniela Walzburiech.

Conheça 6 plantas que resistem à seca para ter no seu jardim. 21 de julho, 2025. Agência Hora.

As 6 plantas que não precisam de muita água para sobreviver. 06 de agosto, 2025. Portal Uai.