Roteiro de fim de semana: 7 viagens rápidas a menos de 100 km da capital Florianópolis

Há vários destinos turísticos incríveis próximos da capital catarinense que podem ser explorados em um final de semana. Conheça aqui 7 deles que ficam a menos de 100 km de Florianópolis.

Praia Guarda do Embaú, em Palhoça (SC). Crédito: Flavio Tin/Arquivo ND.

A capital de Santa Catarina, chamada por muitos como a Ilha da Magia, de fato, é uma região rica em belezas naturais, praias paradisíacas, e muito agito. Contudo, próximo de Florianópolis estão localizadas algumas cidades bem interessantes para uma visita, seja para um “bate e volta” ou para passar um final de semana.

Então, conheça aqui 7 destinos turísticos incríveis que ficam a menos de 100 km de Florianópolis (ou apenas 'Floripa', como quiser chamar), para uma viagem rápida e diferenciada. Acompanhe conosco.

7 ótimos destinos turísticos perto de Florianópolis

Esses lugares também são bonitos e oferecem diversos atrativos para a família, alguns com praias e outros com serra, para agradar todos os gostos.

Palhoça

Das cidadezinhas próximas de Floripa para turistar, esta é a mais perto de todas, com apenas 23 km da capital. Contudo, as praias mais famosas da cidade ficam ao Sul, a cerca de 50 km de Floripa.

A Guarda do Embaú é a praia mais famosa da região, combinando morros, areia clara e água de cor verde-claro. Para acessá-la é preciso atravessar o Rio da Madre, e isto pode ser feito de barco. O local é Reserva Mundial do Surfe.

Outras praias de destaque são a Praia da Ponta do Papagaio, Praia do Sonho e Praia da Pinheira. Os Morro do Cambirela e Morro da Pedra Branca são locais cheios de natureza exuberante para visitar.

Governador Celso Ramos

Governador Celso Ramos é uma típica cidadezinha do interior, e fica a cerca de 54 km de Florianópolis. Os costumes açorianos, facilmente percebidos nas vilas de pescadores, seguem preservados por lá.

Praia de Palmas, a maior e mais conhecida de Governador Celso Ramos (SC). Crédito: Blog Felipe O Pequeno Viajante.

Suas praias são muito lindas, com destaque para a Praia de Palmas, considerada uma das melhores do país e com uma boa infraestrutura. Outros destaques da cidade são a Fortaleza de Santa Cruz, localizada na Ilha de Anhatomirim, onde é possível fazer passeio náutico, e a Reserva Biológica da Ilha do Arvoredo, considerado um dos melhores pontos para mergulho do país.

Imbituba

Imbituba fica a cerca de 96 km da capital catarinense, e lá é o lar de uma das praias catarinenses mais famosas e visitadas: a Praia do Rosa, onde natureza preservada, mar, lagoa e piscinas naturais se encontram (além de muito agito, é claro!).

Outra praia de destaque é a Praia de Ibiraquera, com uma lagoa de águas tranquilas para tomar banho e praticar esportes náuticos como windsurf, kitesurf e stand up paddle. Mas tem ainda a Praia da Ribanceira, com belas dunas e uma das mais isoladas da região, e a pequena e encantadora Praia dos Amores.

Santo Amaro da Imperatriz

Esta cidade fica a 35 km de Floripa, e não tem praias. Seus atrativos são as águas termais, que brotam da terra a uma temperatura mais aquecida e cheias de minerais benéficos para a saúde.

Águas termais com temperatura de 39°C e propriedades medicinais, que relaxam todos os turistas. Na foto, o resort e SPA Plaza Caldas da Imperatriz. Crédito: Plaza Caldas da Imperatriz Resort & Spa.

A cidade abriga parte do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, uma zona de preservação natural única, com flora e fauna variadas. A região oferece ainda opções de esportes radicais e atividades de lazer, como voo livre, rafting, arvorismo, trilhas e rapel.

Rancho Queimado

Rancho Queimado fica no início da Serra Catarinense, a cerca de 65 km de Floripa, com paisagens naturais exuberantes e um clima com temperaturas mais amenas. É uma pequena e bucólica cidade de clima romântico.

É um destino ideal para quem busca descansar e aproveitar as delícias da culinária da região, como o típico café colonial alemão servido em hotéis e pousadas. Ah, no inverno faz muito frio por lá e até é possível nevar.

Mirante Alto da Boa Vista e a BR-282 ao fundo, no distrito de Taquaras, em Rancho Queimado (SC). Crédito: Blog Viagens e Caminhos.

Mas é no distrito de Taquaras onde se concentra boa parte de seus pontos turísticos, como o Mirante Morro Alto da Boa Vista, o Museu Casa do Governador Hercílio Luz e a Cascata Trisãmya.

São Pedro de Alcântara

É uma pequena e pacata cidade, sendo considerada a primeira colônia alemã em Santa Catarina. Fica a cerca de 38 km de Florianópolis.

A bela Igreja Matriz de São Pedro de Alcântara (SC). Crédito: Sandro Beltrame/Wikiloc.

Além de suas belas paisagens, os atrativos da cidade incluem parques-aquáticos, pesque e pague, e a famosa igreja matriz. Oferece um turismo rural e mais colonial, com culinária típica e cafés coloniais.

Nova Trento

É um município de colonização italiana, com foco no turismo religioso. Fica a cerca de 85 km da capital Floripa. Por lá encontra-se o famoso (e muito visitado por turistas) Santuário Santa Paulina, a primeira santa brasileira.

O complexo do santuário abriga igrejas, capelas, museu, uma réplica da casa onde a santa morava, uma lojinha de souvenir e também um bondinho que leva ao alto de uma colina onde há uma estátua de bronze da Santa Paulina.

Referências da notícia

4 cidades próximas de Florianópolis para fazer bate e volta. 27 de março, 2025. Patricia Stahl Gaglioti.

Cidades perto de Florianopolis: Tem muita vida por aqui, conheça e coloque em seu plano de viagem. 2025. Edson Ribeiro.

5 cidades próximas à Florianópolis que valem uma visita. Celio. 06 de junho, 2018.