Quatro plantas fáceis de cultivar que enchem seu quintal de vida e beija‑flores; conheça
Você quer um jardim perfumado, cheio de vida e cor, e que ainda atraia essas belas e majestosas aves? Veja então nossas 4 dicas de plantas que oferecem tudo isso, além de serem fáceis de cultivar.

Você quer criar um jardim colorido e perfumado ou trazer mais vida para o jardim que já tem? Flores com cores bem vivas e alegres são ótimas para dar uma nova cara e deixar o quintal bonito, além de atrair os majestosos beija-flores, enriquecendo seu espaço com natureza viva.
Te damos aqui 4 dicas de plantas coloridas e bem fáceis de cultivar para incrementar o seu jardim e ainda atrair os beija-flores. Descubra abaixo quais são.
As 4 flores que mais atraem beija-flores e ainda colorem seu jardim
Para criar um jardim que atrai beija-flores, cultive plantas com flores de cores vivas como o vermelho, rosa e laranja, e evite o uso de pesticidas. Agrupe as plantas por cor e altura para torná-las mais visíveis e acessíveis aos beija-flores, e ofereça um espaço de descanso para eles com arbustos ou árvores.
As espécies de flores tubulares ou em formato de sino são as preferidas dessas aves, pois armazenam mais néctar e facilitam a alimentação com seus bicos alongados.
Então, conheça abaixo 4 tipos de plantas que ajudam neste propósito e são bem fáceis de cuidar. Acompanhe:
Sálvia (Salvia Splendens)
As sálvias tem flores verticais de cores vibrantes (principalmente vermelhas e roxas), embelezando o jardim e atraindo os beija-flores. Possuem alto teor de néctar, uma grande diversidade de cores e se adaptam facilmente ao clima brasileiro.
Elas ficam muito bem em grupos, canteiros ou mesmo em vasos grandes. Tem um longo período de floração, o que mantém o jardim sempre colorido e vivo.
Lantana (Lantana camara)
A lantana é uma planta rústica e bem resistente. Suas flores pequenas formam buquês coloridos, que variam entre laranja, amarelo, vermelho e rosa, atraindo os beija-flores (e também borboletas) com facilidade.

Ela é outra ótima opção para quem quer beleza com pouca preocupação, pois tem baixa manutenção, é resistente ao calor e à seca, e cresce bem em jardins ou vasos ao sol pleno.
Mede em torno de 1,5 metros de altura e floresce ao longo do ano; a multiplicação é por estacas e sementes e pode ser plantada em grupos isolados no jardim.
Flor-coral (Russelia equisetiformis)
É uma planta de origem mexicana que se adaptou muito bem aos climas tropicais e subtropicais. Tem flores pequenas, em formato tubular, geralmente vermelhas ou alaranjadas, que lembram um coral marinho em movimento quando agrupadas.

Sua florada é intensa e ótima para atrair beija-flores. Ela tem crescimento rápido, é resistente, floresce quase o ano inteiro, principalmente na primavera e no verão, e pode ser cultivada em vasos ou direto no solo.
Brinco-de-princesa (Fuchsia hybrida)
Com flores que parecem pequenos sinos coloridos, o brinco-de-princesa é uma das plantas que mais atraem os beija-flores. Seu formato tubular e seu néctar abundante a tornam um convite especial para estas pequenas aves.

É uma planta que traz elegância e delicadeza ao jardim. Tem cores vibrantes como rosa, roxo e vermelho, é ideal para vasos suspensos e locais de sombra parcial. A floração é prolongada, principalmente na primavera e verão.
Referências da notícia
As 3 plantas que os beija-flores amam e enchem seu jardim de boas energias. 16 de novembro, 2025. Redação Revista Oeste.
Jardim para beija-flores: saiba quais plantas cultivar para atrair espécies. 25 de março, 2021. Redação Terra Da Gente/G1.