Jardim Botânico de Brasília une lazer e preservação ambiental, com trilhas e piquenique em meio à flora do Cerrado

O Jardim Botânico de Brasília se destaca pela união entre lazer e preservação ambiental, oferecendo várias atividades, como trilhas que passam por espaços verdes de flora do Cerrado. Conheça mais sobre o local.

O Jardim Botânico de Brasília preserva o melhor da flora do Cerrado. Crédito: Divulgação.
O Jardim Botânico de Brasília preserva o melhor da flora do Cerrado. Crédito: Divulgação.

O Jardim Botânico de Brasília (JBB) é um dos melhores espaços verdes da capital brasileira, onde você encontrará uma incrível área de flora preservada do Cerrado, com diversas trilhas e jardins temáticos para aproveitar ao longo do dia.

Com cerca de 5 mil hectares, o lugar possui uma Estação Ecológica destinada exclusivamente para a preservação da fauna e da flora local. Por isso, apenas 10% do seu território está disponível para visitação.

Visitar o JBB é o passeio certo para quem quer se conectar com a natureza ao mesmo tempo que conhece o ecossistema do bioma Cerrado. Conheça abaixo mais sobre este lugar único na capital, e se estiver de passagem por lá, não deixe de ir visitá-lo.

Um passeio pelo Cerrado no Jardim Botânico de Brasília

No JBB você terá a oportunidade de curtir a natureza e conhecer a flora do Cerrado, o segundo maior bioma brasileiro, conhecido como a savana mais rica em biodiversidade do mundo.

O local oferece diversas trilhas que percorrem uma boa parte do parque e passam por áreas de vegetação preservadas do Cerrado; além de jardins temáticos que valem a visita, entre eles o Jardim Evolutivo, o Jardim de Cheiros, o Jardim Japonês e o Jardim de Contemplação, com coleções de plantas de diferentes lugares do mundo.

O Jardim Evolutivo, por exemplo, é um espaço de 3 hectares que mostra a evolução das plantas em um formato circular. O Jardim de Contemplação foi criado para representar os seis biomas brasileiros. O Jardim de Cheiros é um jardim sensorial, que estimula os 5 sentidos, reunindo plantas com particularidades condimentares, medicinais e aromáticas.

O Jardim Botânico de Brasília foi inaugurado em 8 de março de 1985. Crédito: Divulgação.
O Jardim Botânico de Brasília foi inaugurado em 8 de março de 1985. Crédito: Divulgação.

É possível ainda conhecer o orquidário, um espaço localizado em uma área de 200 m² com mais de 3 mil orquídeas; o cactário e o herbário; e os lindos espaços da Alameda das Nações, um espaço que reúne espécies endêmicas de várias partes do mundo, representando os cinco continentes.

O Anfiteatro é outro ponto de destaque do JBB, com seus eucaliptos e pinus que servem como barreira natural acústica. Aliás, alguns eventos de médio porte são realizados ali.

No total, são mais de 1.700 espécies de plantas do Cerrado dentro do JBB, além de espécies epífitas (vegetação florestal) e espécies arbóreas (pequi, copaíba, etc.).

E outra coisa divertida é que o JBB tem uma área para piqueniques do Bistrô Bom Demais, onde você poderá contratar o serviço completo, com todas as comidas e bebidas, além da mesa, almofadas e toalha xadrez.

Lá dentro, há ainda outros dois lugares para você fazer uma refeição: o Caliandra Café, com pratos regionais e um lindo visual do JBB; e o Cura, um restaurante especializado em cozinha orgânica, com uma proposta bem saudável.

O Jardim Evolutivo, no JBB. Crédito: Site oficial do Jardim Botânico de Brasília.
O Jardim Evolutivo, no JBB. Crédito: Site oficial do Jardim Botânico de Brasília.

O local ainda tem uma feirinha e uma loja de produtos artesanais para quem quiser presentear alguém ou apenas comprar alguma coisa para si mesmo.

Como chegar até lá? O JBB está localizado no Lago Sul, em uma região chamada de Setor de Mansões Dom Bosco. O acesso é feito pela portaria principal, na Estrada Parque Cabeça de Veado – EPCV (DF 035). O acesso por transporte público é bem limitado, sendo a melhor opção o trajeto de carro ou aplicativo até o local.

Para mais informações sobre o JBB, bem como valores de ingressos, você pode conferir no site oficial clicando aqui.

Referências da notícia

Jardim Botânico de Brasília preserva o melhor do Cerrado; conheça. 27 de janeiro, 2026. Artur Maldaner.

Jardim Botânico de Brasília. 2026. Monique Renne.

Jardim Botânico de Brasília: um passeio pela flora do cerrado. 18 de setembro, 2024. Redação Quinto Andar.