Enoturismo: as 5 melhores rotas turísticas para amantes de vinho no Brasil

Descubra aqui 5 incríveis rotas do vinho no Brasil, ideais para quem gosta da bebida, onde é possível explorar todas as maravilhas, sabores e aromas de ótimos vinhos, além de apreciar belas paisagens e experimentar pratos locais.

Vinícola Miolo, RS
A Vinícola Miolo (imagem) faz parte da Rota do Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul. Crédito: Emerson Ribeiro/Divulgação.

O Brasil, rico em paisagens exuberantes, que vão desde montanhas e serras até praias, também vem ganhando destaque no cenário do enoturismo.

Com uma combinação de tradição, inovação e cenários incríveis, as vinícolas são paradas obrigatórias para quem quer explorar a cultura do vinho e degustar dos vários tipos que são produzidos no país atualmente. Inclusive, várias vinícolas brasileiras já foram premiadas internacionalmente.

Se você gosta de um bom vinho, então acompanhe conosco essa viagem por 5 rotas turísticas brasileiras incríveis, que oferecem além de boas doses da bebida, visitações pelos parreirais e degustação de comidas típicas.

5 melhores rotas do vinho no Brasil

Passear pelos vinhedos, ver de perto a produção de vinhos e ainda degustar as melhores safras com pratos saborosos de cada região. Isso e muito mais é o que você vai encontrar nesses destinos turísticos.

Rota do Vale dos Vinhedos (RS)

O Vale dos Vinhedos, localizado no coração da Serra Gaúcha (Rio Grande do Sul) é considerado o berço do enoturismo brasileiro.

A região se destaca pela boa infraestrutura, que abriga uma diversidade de vinícolas, desde grandes empreendimentos até pequenos produtores familiares. O clima mais frio, além de técnicas tradicionais de produção, faz com que os vinhos produzidos nesta região sejam reconhecidos mundialmente.

Essa região reúne algumas das vinícolas mais prestigiadas do país, como Miolo, Garibaldi, Casa Valduga, Casa Perini e Almaúnica.

A rota turística contempla mais de 30 vinícolas, restaurantes de comida típica italiana e culinária regional, além de charmosas pousadas e hotéis, e se estende por cerca de 30 km, passando por cidades como Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul.

Passeios e degustações em meio às parreiras, participação em colheitas sazonais, aulas com enólogos e piqueniques em cenários idílicos tornam a experiência ainda mais especial.

Rota dos Bandeirantes (São Roque e região - SP)

Esta rota na região de São Roque, em São Paulo, é uma das mais tradicionais rotas de enoturismo do estado. Algumas das vinícolas durante o trajeto incluem a conhecida Vinícola Góes, a Vila Don Patto, a Quinta do Olivardo e a Vinícola Palmeiras.

Vinícola Góes, São Roque, SP
A Rota dos Bandeirantes, em São Paulo, tem vinícolas centenárias e uma infraestrutura turística bem desenvolvida. Na foto, a famosa Vinícola Góes. Crédito: Vinícolas Góes/Divulgação.

Neste passeio, ao visitar vinícolas perto da capital paulista, você pode apreciar bons vinhos, conhecer de perto a produção dos vinhos, degustar uvas direto das parreiras e, até mesmo, participar da Pisa da Uva, uma atividade tradicional que consiste, literalmente, em pisar nos frutos com os pés descalços em um recipiente para extrair o seu sumo.

Rota dos Vinhos de Altitude de Santa Catarina (SC)

Em Santa Catarina, a Rota dos Vinhos de Altitude abrange mais de 10 vinícolas abertas para visitação nas regiões de Urubici e São Joaquim, oferecendo vinhos com acidez equilibrada, resultado das condições climáticas únicas da região (frio), já que os vinhedos ficam localizados entre 900 e 1400 metros acima do nível do mar.

No total, são 19 produtores diferentes divididos entre o Vale do Contestado e a Serra Catarinense.

Algumas das vinícolas da rota são a Quinta da Neve, a Villaggio Bassetti, a Villa Francioni, Leoni di Venezia, a Vinhedos do Monte Agudo e a Vinícola Pericó, que oferecem visitação guiada e degustações exclusivas.

Rota do Vale do São Francisco (PE)

Na região do Vale do São Francisco, em Pernambuco, há muito sol, belas paisagens e bons vinhedos. Com um clima árido e quente, o Vale é um ótimo lugar para o cultivo de uvas, sim. E a produção de uvas e vinhos ocorre durante todo o ano por lá, graças ao clima tropical e à irrigação controlada.

A Vinícola Rio Sol, uma das principais da região, oferece visitação guiada pelos vinhedos e passeio de barco pelo rio São Francisco, unindo enoturismo com experiências únicas no sertão nordestino.

Rota dos Vinhos da Mantiqueira (MG)

A Rota dos Vinhos da Mantiqueira é mais um destino imperdível para os amantes do vinho e da boa gastronomia. Essa rota fica na Serra da Mantiqueira, em Minas Gerais, e abriga as cidades de Santo Antônio do Pinhal e São Bento do Sapucaí.

O clima de altas altitudes, os dias ensolarados e noites frias produzem vinhos excepcionais e de qualidade única.

Vinícola Villa Santa Maria, MG
A Vinícola Villa Santa Maria, na Serra da Mantiqueira (MG), uma das principais da região. Crédito: Rafaela Borges.

Vinícolas como a Essenza, a Raízes do Baú e a Villa Santa Maria oferecem diferentes experiências, que vão desde tours imersivos pelos vinhedos e olivais até degustações guiadas e alta gastronomia harmonizada.

Referências da notícia

Enoturismo: 9 destinos no Brasil e na América Latina para quem ama vinho. 24 de outubro, 2024. Redação Magazine Zarpo.

Rotas ideais para casais, amantes do vinho e aventureiros do sabor. 25 de junho, 2025. Redação Agro Estadão.

Rota dos Vinhos de Altitude de Santa Catarina. 2025. Serra Bela Ecopousada.