Destino selvagem no Cerrado: cidade goiana esconde uma cachoeira monumental de 168 metros e sítios arqueológicos
Essa cidade em Goiás é uma das preferidas para ecoturismo, oferecendo muita adrenalina, paisagens naturais exuberantes e formações rochosas antigas. Descubra que destino é este.

Um refúgio natural, repleto de cachoeiras, grutas, trilhas e paisagens exuberantes. Este é um dos destinos de ecoturismo mais impressionantes do Centro-Oeste brasileiro, com uma das maiores cachoeiras do país, de 168 metros de queda, e com sítios arqueológicos preservados que contam um pouco mais sobre a história passada do nosso país.
Estamos falando de Formosa, no estado de Goiás, a cerca de 80 km de Brasília e a 300 km de Goiânia. A cidade foi fundada em 1843 e recebeu este nome devido à beleza de sua paisagem. Formosa é conhecida por sua tranquilidade e por ser um destino de ecoturismo, atraindo visitantes que buscam contato com a natureza e atividades ao ar livre.
Os atrativos de Formosa
A cidade abriga uma porção de atrativos naturais, incluindo cachoeiras impressionantes, lagoas, grutas, cavernas e sítios arqueológicos.
Uma das atividades mais populares para quem visita Formosa é fazer a trilha que leva até a cachoeira do Itiquira, a principal da região e uma das mais altas do país, com uma queda livre de 168 metros de altura.
A trilha que leva até ela vai ao longo do rio Itiquira, passando por áreas de mata nativa e pequenas cachoeiras até chegar à base do Itiquira. A caminhada é de dificuldade moderada e leva em média 1 hora para ser feita. Na base da cachoeira há poços naturais de água gelada, onde é possível tomar banho.

Outra opção de passeio é o Parque Ecológico Chapada Indaiá, que reúne várias cachoeiras, poços e a nascente do rio Itiquira. Os visitantes podem optar por quatro roteiros turísticos dentro da propriedade (que é privada), cada qual com um determinado nível de dificuldade. É possível fazer rapel e escalada por lá.
A Caverna Escaroba é outro atrativo natural incrível em Formosa. Ela é acessada apenas de rapel, descendo uma claraboia, mas o esforço é compensado pela beleza das formações rochosas e uma pequena queda d’água em seu interior.

E é de claraboia também que se entra no Buraco das Andorinhas, uma dolina formada há cerca de 30 milhões de anos, que é uma bela lagoa subterrânea de águas cristalinas e intensamente azuis.
O Buraco das Araras é mais uma atração, uma enorme cratera com 105 metros de profundidade com densa vegetação e animais como macacos, maritacas e claro, araras, além de esconder uma caverna com rios cristalinos. É possível praticar rapel na cratera; a descida é incrível e fornece uma visão única do interior do buraco e das formações rochosas que o compõem.
Outro ponto de visitação muito procurado é o Recanto das Cachoeiras, uma reserva particular a cerca de 59 km do centro de Formosa, que possui duas quedas d’água abertas para os banhistas se divertirem.
Formações históricas em cavernas
Formosa também abriga um importante patrimônio histórico e geológico em suas formações de caverna. Um exemplo é o sítio arqueológico Toca da Onça, famoso por suas pinturas rupestres que remontam a milhares de anos, com representações de animais, figuras humanas e símbolos geométricos que revelam aspectos da cultura dos povos antigos.
Outro local é o sítio arqueológico do Bisnau, um enorme lajedo dentro de uma fazenda particular, que revela inscrições rupestres com cerca de 11 mil anos.
Referências da notícia
Queridinha do ecoturismo, cidade tem paisagens pré-históricas e cachoeira monumental. 15 de novembro, 2025. Agência Diário.
O que fazer em Formosa-GO? Explore as belezas naturais e atrações da cidade. 09 de abril, 2025. Nazareth.
Quer aventura e adrenalina? Então vá para Formosa, em Goiás. 26 de dezembro, 2024. Sheila Almendros.