Além das Cataratas: Parque Nacional do Iguaçu vai ganhar novas atividades de aventura

O Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, divulgou os novos atrativos planejados para até 2030, com foco maior no turismo de aventura. Conheça aqui todas as novidades!

O Parque Nacional do Iguaçu é um Patrimônio Natural Mundial da UNESCO desde 1986, reconhecido pela por sua beleza cênica e importância ecológica.
O Parque Nacional do Iguaçu é um Patrimônio Natural Mundial da UNESCO desde 1986, reconhecido pela por sua beleza cênica e importância ecológica.

Quem for visitar a cidade de Foz do Iguaçu (Paraná) nos próximos anos terá a oportunidade de viver experiências totalmente novas na atração mais famosa da cidade, o Parque Nacional do Iguaçu. A administração do local divulgou novas atrações planejadas para inaugurar até 2030, com foco em atividades de turismo de aventura.

Entre as novidades, estão melhorias em atrações já existentes, revitalizações e novos atrativos, visando melhorar a experiência do visitante, ampliar a sua conexão com a natureza e levar inovação para dentro do parque. Veja a seguir quais são essas novidades.

Novidades no Parque do Iguaçu até 2030

A Urbia+Cataratas, concessionária responsável pela visitação turística no Parque Nacional do Iguaçu, lançou oficialmente no dia 10 de janeiro deste ano o ‘Parque Nacional do Iguaçu 2030’, um plano de longo prazo que prevê um investimento de R$ 600 milhões até 2030.

A iniciativa visa ampliar a infraestrutura, incluindo trilhas e atrações, reforçando o desenvolvimento regional e a conservação da biodiversidade.

As novidades previstas incluem o Circuito de Aventura, para agosto deste ano, com trilhas suspensas, tirolesas, trenós e torres de observação às margens do Rio Iguaçu, que devem atrair mais ainda os turistas mais aventureiros.

Para 2027, o tradicional Espaço Porto Canoas passará por uma reformulação, com um novo projeto arquitetônico, onde será ampliada a área e terá um deque com vista panorâmica para o Rio Iguaçu. A ideia é que o local se torne um espaço ainda mais integrado à paisagem.

Imagem aérea do Parque Nacional do Iguaçu no Brasil. Divulgação: Urbia+Cataratas/Eagle Eye Company.
Imagem aérea do Parque Nacional do Iguaçu no Brasil. Divulgação: Urbia+Cataratas/Eagle Eye Company.

Em 2028, o projeto prevê um novo Centro de Visitantes. E também teremos em 2029 a nova Trilha das Cataratas, o trecho mais emblemático da visita ao Parque. O caminho terá novos mirantes, passagens ampliadas e mudanças na passarela com vista para a Garganta do Diabo.

Segundo o site oficial das Cataratas, o objetivo deste projeto é “colocar a unidade de conservação entre as melhores experiências de conexão com a natureza do mundo, sem perder sua essência de preservação e encantamento”.

Etapas do projeto já concluídas

Entre as novidades do projeto já entregues, entre 2024 e 2025, estão a Ciclovia das Cataratas, o Circuito São João, o Espaço Usina e o conjunto de trilhas reabertas e revitalizadas, além de novos roteiros que permitem ao turista contemplar as Cataratas ao amanhecer, pôr do sol ou anoitecer.

A Ciclovia Cataratas é uma ciclovia pavimentada e imersiva em meio à Mata Atlântica até o primeiro mirante das Cataratas do Iguaçu. Crédito: Urbia Cataratas.
A Ciclovia Cataratas é uma ciclovia pavimentada e imersiva em meio à Mata Atlântica até o primeiro mirante das Cataratas do Iguaçu. Crédito: Urbia Cataratas.

E mais: a inauguração de dois novos restaurantes — o Cocar e o Canoas Mirim, com capacidade para atender 300 e 120 pessoas, respectivamente.

Compromisso com o meio ambiente

O projeto tem ainda iniciativas sociais e ambientais que vão além do aporte em experiências e infraestrutura, como a neutralização completa das emissões de carbono, a conquista de certificações ambientais inéditas e ações de fortalecimento da economia local.

Atualmente, cerca de 74% dos fornecedores de produtos e serviços do Parque Nacional do Iguaçu são locais, fomentando o desenvolvimento regional.

Referências da notícia

Cataratas do Iguaçu vão ganhar trilhas suspensas, tirolesas e nova passarela com vista para a Garganta do Diabo. 13 de janeiro, 2026. Aline Bernardes.

Saiba quais são as novas atrações e obras previstas no Parque Nacional do Iguaçu até 2030. 15 de janeiro, 2026. Redação Curta Mais.