Além das Cataratas: Parque Nacional do Iguaçu vai ganhar novas atividades de aventura
O Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, divulgou os novos atrativos planejados para até 2030, com foco maior no turismo de aventura. Conheça aqui todas as novidades!

Quem for visitar a cidade de Foz do Iguaçu (Paraná) nos próximos anos terá a oportunidade de viver experiências totalmente novas na atração mais famosa da cidade, o Parque Nacional do Iguaçu. A administração do local divulgou novas atrações planejadas para inaugurar até 2030, com foco em atividades de turismo de aventura.
Entre as novidades, estão melhorias em atrações já existentes, revitalizações e novos atrativos, visando melhorar a experiência do visitante, ampliar a sua conexão com a natureza e levar inovação para dentro do parque. Veja a seguir quais são essas novidades.
Novidades no Parque do Iguaçu até 2030
A Urbia+Cataratas, concessionária responsável pela visitação turística no Parque Nacional do Iguaçu, lançou oficialmente no dia 10 de janeiro deste ano o ‘Parque Nacional do Iguaçu 2030’, um plano de longo prazo que prevê um investimento de R$ 600 milhões até 2030.
A iniciativa visa ampliar a infraestrutura, incluindo trilhas e atrações, reforçando o desenvolvimento regional e a conservação da biodiversidade.
As novidades previstas incluem o Circuito de Aventura, para agosto deste ano, com trilhas suspensas, tirolesas, trenós e torres de observação às margens do Rio Iguaçu, que devem atrair mais ainda os turistas mais aventureiros.
Para 2027, o tradicional Espaço Porto Canoas passará por uma reformulação, com um novo projeto arquitetônico, onde será ampliada a área e terá um deque com vista panorâmica para o Rio Iguaçu. A ideia é que o local se torne um espaço ainda mais integrado à paisagem.

Em 2028, o projeto prevê um novo Centro de Visitantes. E também teremos em 2029 a nova Trilha das Cataratas, o trecho mais emblemático da visita ao Parque. O caminho terá novos mirantes, passagens ampliadas e mudanças na passarela com vista para a Garganta do Diabo.
Segundo o site oficial das Cataratas, o objetivo deste projeto é “colocar a unidade de conservação entre as melhores experiências de conexão com a natureza do mundo, sem perder sua essência de preservação e encantamento”.
Etapas do projeto já concluídas
Entre as novidades do projeto já entregues, entre 2024 e 2025, estão a Ciclovia das Cataratas, o Circuito São João, o Espaço Usina e o conjunto de trilhas reabertas e revitalizadas, além de novos roteiros que permitem ao turista contemplar as Cataratas ao amanhecer, pôr do sol ou anoitecer.

E mais: a inauguração de dois novos restaurantes — o Cocar e o Canoas Mirim, com capacidade para atender 300 e 120 pessoas, respectivamente.
Compromisso com o meio ambiente
O projeto tem ainda iniciativas sociais e ambientais que vão além do aporte em experiências e infraestrutura, como a neutralização completa das emissões de carbono, a conquista de certificações ambientais inéditas e ações de fortalecimento da economia local.
Atualmente, cerca de 74% dos fornecedores de produtos e serviços do Parque Nacional do Iguaçu são locais, fomentando o desenvolvimento regional.
Referências da notícia
Cataratas do Iguaçu vão ganhar trilhas suspensas, tirolesas e nova passarela com vista para a Garganta do Diabo. 13 de janeiro, 2026. Aline Bernardes.
Saiba quais são as novas atrações e obras previstas no Parque Nacional do Iguaçu até 2030. 15 de janeiro, 2026. Redação Curta Mais.