Você sabe o que é modelagem numérica de tempo e clima?

Não muito comum no vocabulário popular, a modelagem numérica de tempo e clima foi a responsável pela modernização da meteorologia e por salvar milhares de vidas todos os dias ao redor do mundo.

Antes da modelagem numérica de tempo e clima, a meteorologia se resumia no monitoramento dos sistemas meteorológicos.

Imagine como seria nosso planeta se os meteorologistas ainda não fossem capazes de prever o tempo e o clima. A ocorrência de uma geada não prevista em plantações de café no sudeste do Brasil já geraria um forte impacto na economia. A falta da previsão de precipitação para o próximo trimestre deixariam nossas hidrelétricas à mercê da sorte. Num planeta com quase 8 bilhões de seres humanos, a falta de previsões meteorológicas seria um caos econômico, político e social.

Assim como em outras profissões, a meteorologia também é dividida em áreas. Uma delas, a modelagem numérica de tempo e clima, é a responsável por juntar a física, a matemática, a química e a computação para prever as condições do tempo e do clima. Os meteorologistas que trabalham com modelagem são os responsáveis pela criação, manutenção e/ou aperfeiçoamento dos modelos meteorológicos.

A computação teve um papel fundamental para o crescimento da modelagem. Sem os supercomputadores, a previsão numérica de tempo e clima continuaria sendo inviável.

Os modelos numéricos de tempo e clima, modelos meteorológicos, modelos atmosféricos ou simplesmente modelos, referem-se a um conjunto de equações que descrevem o comportamento da atmosfera no passado, presente e/ou futuro. Em uma linguagem popular, os modelos são softwares que tem por objetivo calcular as condições atmosféricas.

As equações que descrevem o comportamento da atmosfera terrestre são extremamente complexas. Por isto, as equações que compõem os modelos são escritas em linguagens de programação dentro de supercomputadores que são responsáveis pelos milhares de cálculos que levam ao resultado final: a previsão.

Modelagem Numérica de Tempo e Clima no Brasil

Existem vários modelos, com diferentes configurações e diferentes abordagens. Todos tem seus pontos fortes e fracos. O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) é o principal centro de meteorologia do Brasil. Dentre os modelos utilizados no centro, o modelo Eta se destaca pelo baixo custo computacional e por ser competitivo no cenário internacional.

O grupo Eta trabalha no desenvolvimento do modelo de tempo e clima Eta e disponibiliza diariamente as previsões através do link: ftp://ftp1.cptec.inpe.br/etamdl/Products/Eta_Products/index.html#ViewImagem. BAM, BRAMS, WRF, COSMO são exemplos de outros modelos meteorológicos utilizados no Brasil.