Plantação de flores é solução para um problema de trânsito na Inglaterra

Uma pequena cidade inglesa tinha um grave problema com o trânsito de carros em alta velocidade, mas graças às flores silvestres que foram plantadas durante a pandemia, essa preocupação ficou no passado. Entenda mais aqui.

flores, automóveis, biodiversidade
Em uma cidade da Grã-Bretanha, foram plantadas flores silvestres na beira da estrada.

Os campos cobertos de flores silvestres são lindos. Na verdade, eles são tão espetaculares de se ver que em uma cidade da Grã-Bretanha descobriram que esse ambiente natural era muito mais eficaz em desacelerar os motoristas do que os clássicos redutores de velocidade (lombadas ou 'quebra-molas').

A cidade de Long Newnton fica ao longo de uma rota que liga as cidades de Tetbury e Malmesbury, por isso costuma ter muito trânsito. A região é bastante tranquila, mas tem um problema semelhante ao de outras cidades: motoristas irresponsáveis que não respeitam os limites de velocidade. Mas, como os campos estão floridos, os motoristas começaram a reduzir a velocidade.

Entre as hipóteses levantadas está o fato de que a beleza e o colorido das flores, com pássaros e borboletas, acabam chamando a atenção dos motoristas, que instintivamente “param” para observar a paisagem mais de perto.

Mas ainda não está claro por que isso acontece. Muitos motoristas diminuem a velocidade para admirar a paisagem, outros vão em busca de lugares para parar e tirar fotos. O comitê de saúde e bem-estar acredita que é porque ao ver uma área tão cuidada e colorida “ os motoristas reduzirão a velocidade porque sentem que estão entrando em um local bem cuidado”. Seja qual for a causa, as flores não só atraem pássaros e abelhas, mas também reduzem os acidentes rodoviários.

Os motoristas reduzirão a velocidade porque sentem que estão entrando em um local bem cuidado.

O plantio das flores começou durante a pandemia como uma tentativa dos membros da paróquia local de cuidar melhor do meio ambiente e da vida selvagem da vila. A ação trouxe tantos benefícios que eles criaram uma campanha para arrecadar dinheiro com o objetivo de cuidar e manter as flores silvestres.

"O dinheiro financiará a preparação e plantação de um espaço adicional, e também será usado para a manutenção contínua das flores por um período de 3 anos", anunciaram em seu site. Em poucos dias, arrecadaram quase 8.000 libras esterlinas (cerca de 51 mil reais hoje). O comitê também instalou uma placa com luzes piscantes que registra dados quando as pessoas ultrapassam o limite de 48 km/h, que é o limite de velocidade naquela estrada.

Por que é uma grande ideia?

A comunidade está convencida de que esta é uma ótima ideia. "Agora nossas estradas são santuários de flores silvestres, insetos polinizadores, répteis, anfíbios e pequenos mamíferos. Elas também fornecem corredores verdes essenciais pelos quais essas espécies se dispersam", disseram.

"Desde a década de 1930, 97% dos prados de flores silvestres do Reino Unido foi perdido ou modificado. Essa perda de habitat significou que nossos insetos polinizadores sofreram um declínio acentuado. Nossa área proposta, embora pequena, será um passo na direção certa".

Se essas flores realmente ajudam ou não a diminuir a velocidade do trânsito é algo que terá que ser analisado com mais detalhes, mas essa iniciativa com certeza inundou as redes sociais com fotos das flores e foi muito bom para o turismo local.