Os pássaros também falam “dialetos”, alguns até muito antigos

Os diferentes cantos fazem parte da esfera dos mecanismos de reconhecimento da própria espécie, um tipo de 'barreira comportamental' para evitar linhagens desnecessárias e estéreis, com o consequente gasto energético.

Pássaros, dialetos
Os pássaros também falam “dialetos”. Pode parecer estranho, mas eles costumam usar 'línguas locais' quando se comunicam entre si, dependendo da sua área geográfica.

Os pássaros também falam “dialetos”. Pode parecer estranho, mas eles costumam usar 'línguas locais' quando se comunicam entre si, dependendo da sua área geográfica.

A existência de dialetos locais também foi amplamente demonstrada em cetáceos como baleias, golfinhos e orcas, e até mesmo em roedores como as mariposas-rato do Chifre da África.

O exemplo do pássaro-sol-de-colarinho-duplo-oriental

Em algumas espécies, contudo, parece que tais dialetos são muito mais antigos e mais estáveis do que o esperado. Isto é o que emerge de pesquisas recentes realizadas por ornitólogos da Universidade da Califórnia em Berkeley e da Universidade Estadual do Missouri em Springfield, que analisaram seis linhagens diferentes do pássaro-sol-de-colarinho-duplo-oriental (Eastern Double-collared Sunbird), da espécie Nectarinia mediocris, que vive em montanhas isoladas da África Oriental.

Os nectarínias são pequenos e coloridos passeriformes do Velho Mundo, semelhantes aos colibris americanos, pertencentes ao gênero Cinnyris. Até 56 espécies diferentes foram identificadas.

Pássaros, dialeto
Biólogos sustentam que características como o canto e a plumagem não surgem inevitavelmente em populações isoladas, mas evoluem em pulsos, pontuados por longos períodos, talvez centenas de milhares de anos, de pequenas mudanças.

As populações de nectarínias orientais dos diferentes picos permaneceram isoladas umas das outras durante centenas de milhares de anos, embora permaneçam muito semelhantes entre si, tanto nos traços morfológicos como na coloração da plumagem e nos cantos expressos.

As peculiaridades do canto dos pássaros

O canto dos pássaros não é uma exibição artística útil apenas para impressionar o sexo frágil. Os diferentes cantos fazem parte da esfera dos mecanismos de reconhecimento da própria espécie, um tipo de 'barreira comportamental' para evitar cruzamentos desnecessários e estéreis com fêmeas de espécies diferentes, com o consequente gasto de energia.

A natureza surpreendentemente estática de seus cantos pode ser devida à falta de mudanças nos ambientes de vida dessas aves. Os habitats tropicais, e em particular os picos das montanhas da cintura equatorial, as chamadas ilhas no céu, são na verdade locais com condições muito estáveis, ao contrário, por exemplo, dos habitats das aves no hemisfério norte.

Estes têm enfrentado repetidamente mudanças nas condições ambientais, como os avanços e recuos glaciais dos períodos glaciais e interglaciais nas últimas dezenas de milhares de anos.

Os resultados do estudo

Para testar a sua hipótese, os pesquisadores visitaram quinze ilhas celestes da África Oriental, do Monte Quênia ao Monte Kilimanjaro na Tanzânia, passando pelo Malawi até Moçambique, entre 2007 e 2011, e registraram o canto de 123 aves individuais de seis linhagens diferentes de Cinnirys orientais pertencentes a cinco espécies diferentes.

Pássaros, canto
A natureza surpreendentemente estática de seus cantos pode ser devida à ausência de mudanças no ambiente de vida dessas aves.

Os pesquisadores desenvolveram uma técnica estatística para distinguir entre mudanças graduais e explosões de mudanças rápidas, correlacionando o canto dos pássaros com diferenças nas sequências genéticas. Eles descobriram que as diferenças no canto não pareciam estar correlacionadas com o tempo de separação das populações individuais, conforme estimado pelas diferenças genéticas em seu DNA.

Duas populações de espécies separadas por muito tempo tinham cantos quase idênticos, enquanto outras duas espécies de aparência semelhante que estavam separadas por muito menos tempo tinham cantos muito divergentes.

Estas linhagens foram colocadas numa árvore genealógica, indicando uma primeira grande divergência no canto há mais de 2,7 milhões de anos. Apesar de parecerem quase idênticas, estas linhagens representam cinco e talvez seis espécies distintas.

As conclusões dos biólogos

Com base neste estudo, os biólogos argumentam que características como o canto e a plumagem não variam inevitavelmente em populações isoladas, mas evoluem em pulsos, pontuados por longos períodos, talvez centenas de milhares de anos, de pequenas mudanças.

Os pesquisadores continuam a sua investigação na África Oriental para determinar o que realmente leva algumas aves a alterar o seu canto, mas não a outras.