O Mar Vermelho não é tão novo quanto se pensava

As principais questões relacionadas ao Mar Vermelho incluem a sua idade e, se representa um caso especial na formação de bacias oceânicas ou se evoluiu, de forma semelhante, a outras bacias oceânicas maiores. Saiba mais aqui!

Mar Vermelho; idade; expansão.
Estrutura geológica oculta revelou 13 milhões de anos de expansões no fundo do mar.

Os pesquisadores do Helmholtz Centre for Ocean Research Kiel (GEOMAR) publicaram um novo modelo geológico que sugere que o Mar Vermelho não é um oceano típico e que é mais velho do que se pensava.

Ele tem 2250 km de comprimento e apenas 355 km de largura, no seu ponto mais longo - em um mapa mundial, o Mar Vermelho dificilmente se assemelharia a um oceano, porém, isto pode mudar. Uma nova bacia oceânica está se formando entre a África e a Península Arábica.

A idade do Mar e, se ele pode ou não ser comparado a outros oceanos jovens têm sido questões de disputa nas geociências ao longo de várias décadas. O problema é que a crosta oceânica, de direção norte-sul, recém-formada ao longo da estreita falha, está enterrada sob uma espessa camada de sal e de sedimentos, o que dificulta as investigações diretas.

O novo estudo e suas conclusões

Na revista internacional Nature Communications, cientistas do GEOMAR, da King Abdullah University for Science and Technology na Arábia Saudita e da Universidade da Islândia, publicaram recentemente um estudo que mostra que o Mar Vermelho pode ser muito mais velho e representar uma evolução oceânica quase clássica.

"Utilizando uma combinação de diferentes métodos, pudemos mostrar, pela primeira vez, que as estruturas do Mar Vermelho são típicas de uma bacia oceânica jovem mas já totalmente desenvolvida." afirma Dr. Nico Augustin, do GEOMAR, autor principal do estudo.

Além das informações de mapas de alta resolução do fundo do mar e de análises químicas de amostras de rochas, o grupo usou dados de gravidade e de terremotos para desenvolver um novo modelo tectônico da bacia do Mar Vermelho.

Os autores do estudo compararam os padrões de gravidade do eixo do Mar Vermelho com dorsais meso-oceânicas e encontraram mais semelhanças do que diferenças. Por exemplo, foram identificadas anomalias de gravidade positiva, perpendiculares ao eixo da falha, que são causadas por variações na espessura da crosta ao longo do eixo.

Apesar de, quando comparado com outros oceanos, o Mar Vermelho ser ainda um bebê, agora é quase certo que este é mais velho do que estudos anteriores mostravam.

Os mapas batimétricos, assim como os dados dos sismos, apoiam a ideia de um rift quase contínuo em toda a bacia do Mar Vermelho. Isto é confirmado por análises geoquímicas de amostras de rochas das poucas áreas que não estão cobertas por massas de sal.

Com esta nova análise de dados de gravidade e terremotos, o grupo considera que o início da expansão do oceano no Mar Vermelho começou há cerca de 13 milhões de anos. Isto significa que o Mar Vermelho é um adulto com uma estrutura semelhante à do jovem Atlântico Sul, há cerca de 120 milhões de anos atrás.