Nem alienígenas nem forças sobrenaturais: enigma das pirâmides egípcias resolvido

Depois de séculos de questionamentos, o maior mistério sobre a construção dessas colossais obras de engenharia parece finalmente ter sido resolvido. Saiba mais aqui!

satélite SAR e pirâmides
Graças à tecnologia de satélite e ao trabalho no terreno, foi possível confirmar a presença de Rama Ahramat, um antigo rio que passava junto às Pirâmides de Gizé e de 38 outros locais de diferentes pirâmides.

A construção das pirâmides do Egito, com os limitados recursos tecnológicos de sua época, é um dos maiores mistérios da história.

E este mistério não se aplica apenas às três pirâmides de Gizé, Quéfren, Quéops e Mycerinus, as mais conhecidas, importantes e antigas do Egito, mas sim a praticamente todas elas.

No total, foram descobertas cerca de 120 pirâmides localizadas ao longo do rio Nilo, onde os egípcios desenvolveram sua civilização. E graças à tecnologia de satélite, a arqueologia conseguiu responder a uma das suas maiores questões.

Arqueologia desde o espaço

Eman Ghoneim, especialista em processamento de imagens de satélite da Universidade da Carolina do Norte em Wilmington, lidera uma equipe internacional que fez uma magnífica descoberta arqueológica usando principalmente tecnologia de satélite.

cientista Eman Ghoneim
Eman Ghoneim lidera uma equipe internacional e multidisciplinar no Egito para descobrir e mapear os "braços" do Rio Nilo, entre eles o Rama Ahramat.

Usando imagens de Radar de Abertura Sintética (SAR, em inglês), análises geofísicas e amostras de solo, a equipe formada por pesquisadores dos Estados Unidos, da Austrália e do Egito encontrou um ramo extinto do rio Nilo, chamado Rama Ahramat, que em árabe significa “caminho das pirâmides".

As descobertas indicam que este ramo do Nilo se estendia por 100 quilômetros e fluía paralelamente à cadeia de construções antigas, desde o oásis de Faiyum, no sul, até ao planalto de Gizé, no norte. Este canal poderia ter servido para transportar os materiais necessários à construção das pirâmides, bem como para o deslocamento da mão-de-obra necessária.

Uma via fluvial comum

Segundo Ghoneim, a existência da via fluvial já estava confirmada, mas ninguém sabia exatamente onde ela ficava. O conglomerado de pirâmides ao longo da margem desértica ocidental da planície aluvial do Nilo era uma indicação de que um grande curso de água pode ter existido ali no passado, o que seria compatível com as construções monumentais.

O Sudão é o país com mais pirâmides do mundo. Embora as alturas sejam inferiores às alturas das pirâmides egípcias, este país abriga cerca de 255 pirâmides de entre 6 e 30 metros de altura, erguidas entre 1070 e 350 a.C.

Embora ainda seja necessário determinar quanto tempo poderá ter durado esta via fluvial e quais as razões da sua extinção, a determinação precisa da sua localização fornece argumentos decisivos que sustentam a teoria de que as pirâmides do Egito foram criadas por trabalho árduo e um sistema complexo de navegação fluvial. A delimitação de Rama Ahramat e a localização de sua foz pode levar a outras pirâmides e assentamentos perdidos no deserto egípcio.

Mistério resolvido

Esta pesquisa revela que Rama Ahramat, que segundo a pesquisa atravessa 38 locais diferentes com pirâmides, era alimentado por numerosos afluentes, evidenciando um antigo sistema de transporte aquático complexo e eficiente.

As drásticas mudanças climáticas e geográficas vividas na região do Nilo ao longo de milênios acabaram enterrando este canal fundamental na construção destes monumentos.

Rio Nilo
A região fértil do Baixo Nilo forjou a antiga civilização egípcia e ainda abriga as Grandes Pirâmides e a Esfinge de Gizé, perto do Cairo.

A Grande Pirâmide de Gizé, a maior das três pirâmides próximas ao Cairo, é composta por aproximadamente 2,3 milhões de blocos de calcário, cada um pesando aproximadamente 2.500 kg. Embora ainda hoje não haja consenso sobre como os trabalhadores egípcios empilharam cada bloco ao longo dos seus 145 metros de altura, pelo menos agora temos certeza sobre como esses blocos chegaram lá.