Mundo primitivo pode ter sido um "mundo de água" sem continentes

Enquanto a superfície da Terra moderna tem cerca de 70% de água, uma nova pesquisa indica que nosso planeta era um verdadeiro mundo oceânico há cerca de 3 bilhões de anos. Isso pode ter tido grandes implicações para a origem e evolução da vida.

Mundo Primitivo, Planeta primitivo
Embora cerca de 70% da superfície da Terra esteja atualmente coberta de água, uma nova pesquisa sugere que a Terra primitiva pode não ter tido nenhuma ou quase nenhuma superfície terrestre.

No estudo publicado na “Nature Geocience, os cientistas basearam suas descobertas em amostras de rochas encontradas no distrito Panorama da Austrália Ocidental. Como as rochas carregam impressões dos ambientes em que se formaram, os pesquisadores determinaram que as rochas foram formadas em um sistema hidrotermal no fundo do mar, cerca de 3,24 bilhões de anos atrás.

Ao longo das eras, as rochas foram viradas de lado e expostas, o que permitiu aos cientistas investigar o passado da Terra para identificar a disponibilidade de terras expostas a atmosfera do planeta. Isso os levou a concluir que a Terra antiga poderia ter sido um planeta alagado sem massa terrestre superficial significativa.

"Uma Terra primitiva sem continentes emergentes pode se parecer com um 'mundo da água', fornecendo uma restrição ambiental importante à origem e evolução da vida na Terra, bem como sua possível existência em outros lugares", escreveram os autores do novo estudo.

De onde veio a água da terra?

Apesar dos abundantes oceanos atuais da Terra, muitos mistérios permanecem sobre suas origens. A Terra sempre conteve água ou surgiu mais tarde? Se depois, quanto tempo? E era a fonte dos cometas de água, asteroides ou algo mais?

Os cientistas ainda estão ponderando essas questões. Isso ocorre porque as evidências - como minerais antigos chamados zircões, que parecem ter se formado em um ambiente aquoso - implicam claramente que a Terra ostentava água desde cerca de 4,4 bilhões de anos atrás, logo após a criação do nosso planeta. No entanto, não há conclusões 100% formadas com relação a isso. Novos estudos continuam tentando identificar a resposta para esta pergunta.

Implicações para a vida na Terra

Os cientistas frequentemente debatem as origens dos primeiros organismos unicelulares da Terra. A vida surgiu pela primeira vez perto de fontes hidrotermais no oceano, onde tanto o calor quanto a água rica em minerais eram predominantes? Ou a vida se formou em terra, talvez perto do pequeno lago proposto por Darwin? Há uma grande variedade de teorias e, até agora, os cientistas simplesmente não sabem ao certo.

No entanto, se novas pesquisas confirmarem que a Terra primitiva realmente estava totalmente coberta de água, esse conhecimento poderia ajudar os pesquisadores a refinar ainda mais suas teorias de como a vida surgiu.

Em outras palavras, se a Terra estava totalmente coberta de água quando a vida começou, então a vida não poderia ter se formado em terra. E se esse for o caso, o resultado sugeriria que exoplanetas totalmente cobertos de água podem ser locais ideais para procurar vida extraterrestre. Mas não vamos nos antecipar ainda.