Mais de 40.000 montanhas submarinas compõem o catálogo renovado dos oceanos da Terra

Essas novas descobertas fornecem uma riqueza de conhecimento sobre os oceanos. Além disso, permitem a compreensão da dinâmica de outras áreas do nosso planeta como a geologia, a oceanografia e a ecologia. Saiba mais abaixo.

Batimetria monte submarino Kelvin
Monte submarino Kelvin com orientação norte-nordeste. Fonte: Woods Hole Oceanographic Institution.

Nesta ocasião, a viagem científica nos leva às profundezas do oceano, através da pesquisa Global Distribution and Morphology of Small Seamounts publicada na revista Earth and Space Science. As análises permitiram encontrar 19.325 novos montes submarinos, ampliando o catálogo de Kim-Wessel, lançado em 2015, que contava com 24.643 montes submarinos.

Agora, a soma gera um total de 43.454 montes submarinos para o catálogo atualizado, considerando o refinamento dos dados realizado pela equipe científica. Mas o que são essas genialidades do nosso planeta? Os montes submarinos são vulcões ativos ou extintos com alturas de pelo menos 1.000 metros, no fundo do mar.

Com o tempo, essa definição foi expandida, incluindo vulcões isolados menores. O conhecimento da distribuição global dos montes submarinos ainda é incompleto, pois apenas 20% do fundo do mar foi mapeado por navios.

As revelações escondidas nos montes submarinos

Os montes submarinos são características valiosas do fundo do oceano, fornecendo informações sobre os vários ciclos e processos geológicos, oceanográficos e ecológicos da Terra. A pesquisa nos permite mergulhar nessas arestas que são extremamente relevantes para aprendermos mais sobre o planeta que habitamos.

Perspectiva geológica

Os montes submarinos são particularmente importantes, porque são janelas para a composição e temperatura do manto da Terra. Como os montes submarinos refletem a produção e ascensão do magma, os cientistas estudam até as menores mudanças para entender melhor o processo de erupção.

Camadas da Terra
Os montes submarinos são a chave para entender a dinâmica das placas tectônicas.

Eles também são usados para explicar a evolução tectônica do nosso planeta, já que as cadeias montanhosas submarinas servem como registro do movimento das placas. Um tema extremamente interessante e relevante para o Chile, que é um dos países mais sísmicos da Terra.

Perspectiva oceanográfica

A batimetria do fundo oceânico, ou seja, a elevação do relevo nas superfícies cobertas por água, tem um efeito importante na circulação oceânica. Cumes e planaltos no oceano agem como barreiras que impedem que a água fria e profunda se misture com a água mais quente da superfície oceânica.

Os montes submarinos também podem ser uma variável chave para uma melhor compreensão e previsão das fases do fenômeno El Niño Oscilação Sul (ENOS), uma vez que é um evento natural causado pela interação entre o oceano e a atmosfera.

Estudos recentes sugerem que cordilheiras menores, como os montes submarinos, também teriam um papel oceanográfico significativo, tendo inclusive uma maior influência na circulação. Isso ajudaria a entender melhor a absorção do calor e do dióxido de carbono no oceano.

Perspectiva ecológica

Nesta perspectiva, os montes submarinos são considerados como centros de diversas comunidades biológicas. A ressurgência oceânica, devido à presença de montes submarinos, traz nutrientes valiosos das profundezas para as águas superficiais.

Isso permite que os montes submarinos se tornem o habitat ideal para os peixes e para o desenvolvimento da biodiversidade oceânica. Devido ao impacto que estas formações terrestres têm sobre o oceano e os ecossistemas, são características importantes para estudar, mapear e classificar, de acordo com a perspetiva que se pretende abordar.