Inteligência Artificial: elemento-chave na prevenção de riscos de furacões

Os avanços científicos e tecnológicos são cruciais para mitigar e se adaptar aos eventos climáticos extremos que a cada ano trazem surpresas. Descubra como os especialistas contribuem, com seus estudos, para a regulamentação da construção nos Estados Unidos.

Casas destruídas pela passagem de um furacão
A precisão nas previsões de furacões pode contribuir para a regulamentação do desenvolvimento urbano.

Todos os anos testemunhamos os danos causados por furacões e seus derivados no hemisfério norte. No entanto, a capacidade do cérebro humano tem ido em busca de respostas preventivas para reduzir os riscos associados a esses eventos climáticos extremos.

Nesta ocasião, a Inteligência Artificial (IA) assumiu a liderança para salvar a vida das pessoas, principalmente nos Estados Unidos. Para isso, foi considerado um século de informações sobre furacões nessas latitudes do planeta.

Contribuição científica para as leis dos Estados Unidos

Durante o mês de março de 2023, a revista Artificial Intelligence for the Earth Systems publicou o estudo do Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia (NIST, por sua sigla em inglês).

Com base em dados anteriores, foi obtido um mapa virtual de simulações, que fornece orientações sobre a velocidade do vento e a trajetória do furacão. Variáveis que seriam fundamentais para ações preventivas.

Para a análise da investigação, foram consideradas informações do Centro Nacional de Furacões (NHC, por sua sigla em inglês), especificamente para o Oceano Atlântico. Deve-se notar que houve um trabalho colossal, já que foram estudados mais de 1.500 furacões.

furacão de imagem de satélite
A previsão do vento e os rastros dos furacões podem salvar vidas no hemisfério norte.

Como qualquer estudo científico, o mapa virtual obtido é uma ferramenta inestimável para contribuir com um grão de areia nas leis locais e estaduais que regulamentam as construções e seus projetos. Ou seja, as novas estruturas podem ser executadas considerando a escala de vento que suportaria quando chegassem os temidos furacões.

Novos desafios: furacões versus construção urbana

"Imagine que você tem mil planetas Terra, onde os furacões são observados por 100 anos, e você também pode ver sua intensidade e onde eles atingem a costa. Essas tempestades simuladas fornecem acesso para criar dados suficientes em mapas virtuais", diz Adam Pintar, um estatístico e matemático do NIST e co-autor do estudo.

Para a equipe de pesquisa, não termina aqui. O próximo nível é usar os furacões simulados para desenvolver mapas com velocidades extremas de vento, principalmente em áreas costeiras.

Como você pode ver, a IA é aplicável para salvar vidas. Nesse caso, a informação é extremamente relevante para os responsáveis pela regulação do desenvolvimento urbano nas áreas mais afetadas por furacões na costa leste dos Estados Unidos.