Inteligência artificial ajudará a prever com mais exatidão as tempestades de poeira letais na Ásia

O fenômeno atinge a Ásia oriental durante a primavera, e cientistas chineses estão desenvolvendo um modelo de inteligência artificial para prever com mais precisão essas tempestades letais.

tempestade de poeira, China, Mongólia Interior, 2024
Tempestades de poeira tornaram o céu amarelo em 27 de março deste ano em Erenhot, na Mongólia Interior (China). Crédito: VCG.

Com a chegada da primavera no Hemisfério Norte, que lá compreende os meses de abril a maio, muitos países da Ásia enfrentam um problema recorrente: tempestades de areia severas, as quais podem até causar mortes. Só no primeiro trimestre de 2021, por exemplo, as tempestades de poeira causaram perdas de mais de 4 milhões de dólares no norte da China, incluindo danos em casas e fazendas.

Em março deste ano, algumas áreas da China, como Mongólia Interior e Pequim, enfrentaram esse problema, com a população sendo orientada a não sair de casa devido aos ventos fortes com poeira chegando a 100 quilômetros por hora, o que reduziu drasticamente a visibilidade.

Uma tempestade de poeira ocorre quando ventos fortes varrem áreas secas, como os desertos, coletando partículas de poeira do solo e erguendo-as no ar a até 1.500 metros de altura.

Então, tendo em vista esses problemas, cientistas chineses querem prever com mais precisão quando e onde as tempestades de poeira ocorrerão, já que os sistemas atuais de previsão que eles utilizam ainda cometem alguns erros, e para isso estão contando com a ajuda da Inteligência Artificial (IA).

Sistema de IA para previsão de tempestades de poeira

Os cientistas estão desenvolvendo um sistema de IA para prever com mais exatidão as tempestades de poeira, integrando dados de satélite, de observações terrestres e simulações de modelagem climática.

A equipe de pesquisa de Chen Siyu, cientista atmosférico da Universidade de Lanzhou, na China, desenvolveu um sistema de alerta precoce que usa a IA para ajudar a prever essas tempestades. “A IA pode aprender como as tempestades de poeira evoluem no tempo e no espaço a partir de uma grande quantidade de dados”, disse ele.

tempestade de poeira, Ásia
As tempestades de poeira aumentam o risco de morte por doenças cardiovasculares e respiratórias. Crédito: Agência de notícias AFP.

O sistema de alertas foi chamado de ‘Dust Watcher’. Ele pode prever o tempo e a severidade de uma tempestade de poeira de hora em hora, com até 12 horas de antecedência, em 13 países asiáticos, incluindo China, Paquistão e Tajiquistão.

Em um teste feito no ano passado, esse sistema cometeu 13% menos erros do que os modelos utilizados sem IA. A equipe pretende transformá-lo agora em um aplicativo móvel para celulares, permitindo que o público obtenha facilmente previsões de tempestades de areia.

Consequências das tempestades de areia letais na Ásia

Além de partículas de poeira do solo, as tempestades também aspiram bactérias e partículas metálicas tóxicas, o que as tornam potencialmente prejudiciais para a saúde da população e para o meio ambiente.

tempestade de poeira, Ásia
Imagem de satélite de uma tempestade de poeira (manchas mais claras) que atingiu partes do Irã, Afeganistão e Paquistão, na Ásia, em meados de setembro do ano passado. Fonte: NASA.

“A poeira e o vento podem se combinar para criar enormes paredes de poeira que se movem rapidamente e que percorrem grandes distâncias”, explica Chen Siyu. No leste Asiático, as tempestades de poeira muitas vezes têm origem no Deserto de Gobi e atravessam áreas populosas, como o centro urbano Pequim-Tianjin-Hebei na China, a Península Coreana e o Japão.

Globalmente, 334 milhões de pessoas são afetadas por tempestades de areia e poeira, sendo o Deserto do Saara, na África, a maior fonte de poeiras. O Deserto de Gobi é uma das principais fontes de poeira da Ásia.

Durante as tempestades de areia, a mortalidade por doenças cardiovasculares aumenta em 25% e por problemas respiratórios em 18%. As estimativas mostram que a perda de água e de nutrientes no solo, causada por estas tempestades, poderia reduzir o rendimento das colheitas em até 24% na Mongólia.

Referências da notícia:

Chen, S. et al. Mongolia contributed more than 42% of the dust concentrations in northern China in march and april 2023. Advances in Atmospheric Sciences, v. 40, 2023.

You, X. Lethal dust storms blanket Asia every spring — now AI could help predict them. Nature, 2024.