Incrível! Fóssil de dinossauro com pele foi descoberto no Canadá

A esperança dos pesquisadores está na impressionante preservação do fóssil, encontrado na área de maior riqueza paleontológica do nosso planeta. Saiba mais aqui!

Hadrossauro com crista tubular, Canadá, 2016
Embora poucas imagens desta descoberta tenham sido publicadas, podemos ter uma ideia do fóssil deste Hadrosaurus Parasaurolophus encontrado em Alberta, no Canadá, em 2016.

Para esta notícia científica, voltaremos a 2019. Naquele ano, universidades do Reino Unido e da Austrália juntaram forças com o Museu Royal Tyrrell no Canadá. O objetivo era incentivar a pesquisa no Parque Provincial dos Dinossauros em Alberta, no Canadá, para que os estudantes de paleontologia realizassem escavações.

No entanto, devido ao confinamento que o mundo passou por causa do COVID-19, o trabalho de campo teve que ser adiado até 2021. Mas a espera valeu a pena, porque não só encontraram ossos fossilizados, como também perceberam que ainda havia vestígios de pele neles. A partir da formação rochosa, foi possível notar partes de uma perna e da cauda com estas características.

Conhecendo o Hadrossauro!

Esta espécie se espalhou por vários continentes. Por exemplo, percorreu a América do Sul, a Antártica, Europa, Ásia e América do Norte. O seu período de existência estendeu-se até ao Cretáceo tardio.

Em particular, o fóssil encontrado data de 75 milhões de anos atrás. E embora existam vários registros de fósseis de "dinossauros com bico de pato", para a equipe de pesquisa esta descoberta é reveladora. E porquê?

Hadrossauro, Canadá, esqueleto
Esqueleto de um Hadrossauro Duckbill, encontrado no Parque Provincial dos Dinossauros em Alberta (Canadá) em 2016. Estima-se que tenha cerca de setenta milhões de anos de idade.

Considerando a posição do hadrossauro, é provável que o resto do seu corpo esteja no interior da colina explorada. Esta situação vem aumentando as esperanças dos paleontólogos, pois, o esqueleto completo poderia estar na rocha que ainda não foi escavada.

De acordo com a Real Academia Espanhola, o Cretáceo é um período geológico que se estende de 144 a 65 milhões de anos atrás. Caracterizou-se pela formação das grandes cordilheiras dos Himalaias e dos Andes.

Os paleontólogos têm expectativas altíssimas, especialmente sobre o estado de conservação em que o fóssil foi encontrado. O objetivo é extrair o seu crânio da rocha para identificar as espécies de hadrossauro descobertas.

Os pesquisadores afirmam que os restos fósseis correspondem a um Hadrossauro, mais conhecido como 'dinossauro com bico de pato'.

Além disso, o tamanho da perna e da cauda indica que pode ser um hadrossauro jovem. Isto fornece uma informação privilegiada sobre o seu desenvolvimento e fisionomia.

O "berço" dos fósseis

O Parque Provincial dos Dinossauros é uma das áreas paleontológicas mais ricas da Terra e tem mais de setenta quilômetros quadrados. Mais de quarenta espécies de dinossauros foram encontradas lá, principalmente as que viveram no período Cretáceo Superior.

Parque Provincial dos Dinossauros, Alberta, Canadá
O Parque Provincial dos Dinossauros, declarado Patrimônio da Humanidade em 1979, localiza-se em uma área desértica de Alberta, no Canadá.

Em 1979, a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) declarou este espaço como Patrimônio da Humanidade. O Museu Royal Tyrrell abriga todos os fósseis descobertos lá desde meados da década de 1980. Desta forma, podem ser exibidos, conservados e estudados de modo a gerar mais conhecimento sobre eles.

O que falta ainda? Serão necessários anos de trabalho para extrair o fóssil completo. A escavação começará no topo da colina onde o hadrossauro se encontra. Assim, precisaremos esperar um tempo para saber o que mais foi descoberto neste local remoto.