É mais fácil emagrecer no verão ou no inverno?

Quase todo mundo, em algum momento das nossas vidas já tentamos perder peso. Dependendo da época do ano, pode nos custar um maior esforço. É mais fácil emagrecer no verão ou no inverno?

Báscula
A época do ano influi na facilidade para perder peso

Todo mundo gostaria de ter um corpo bonito. Quando nos olhamos ao espelho no fim das férias ou após o Natal, quase sempre chegamos a conclusão que é hora de perder os quilinhos que ganhamos. Com certeza, engordamos ou emagrecemos dependendo da quantidade e da qualidade dos alimentos que comemos. Com algumas exceções, e controlando o que comemos, podemos ganhar ou perder peso.

Porém vivemos em um ambiente em constante mudança. Em alguns lugares do Brasil, durante o inverno suportamos temperaturas frias, que obrigam estar bem agasalhado. O ser humano não está preparado para suportar este ambiente sem roupas grossas. Ao contrário do inverno, no verão, com as altas temperaturas temos que usar roupas leves. Quando não podemos usar uma roupa mais cômoda e fresca, é por motivos de ética, por necessidade (por exemplo: roupa para ir ao trabalho e etc). 

Como a temperatura do ambiente é afetada

Durante o inverno as condições meteológicas são difíceis para o ser humano. As baixas temperaturas fazem nosso corpo consumir uma grande quantidade de energia, para gerar o calor que nos mantém com vida. Esta energia podemos obtê-la graças ao consumo dos alimentos, que devem ser maior nesta época do ano.

Aproximadamente 60% da energia consumida pelo corpo humano, se dedica exclusivamente a manter a temperatura corporal. Essa porcentagem pode variar, dependendo da época do ano.

No obstante, durante o verão, o corpo humano apresenta o mesmo problema, totalmente ao contrário. A temperatura deve ser baixa, devido ao calor intenso e conseguimos através da sudoração. Isso não quer dizer que o corpo não tenha que gerar calor, cuidado. Dessa forma, no verão não devemos consumir alimentos tão calóricos como no inverno.

A melhor época para emagrecer

Agora já sabemos que durante o inverno, é quando mais precisamos de calorias para manter a tempertura. Assim que, se modificamos nossa forma de comer, reduzindo a quantidade de comida, os resultados serão mais evidentes quando a temperatura exterior é mais baixa. No verão demorariamos mais em atingir estes resultados.

Frutas
No verão não precisamos consumir muitas calorias.

Muitas pessoas pensam que durante o verão é quando mais emagrecemos. Essa ideia é devida as primeiras proibições que nos fazemos, como por exemplo evitar bebidas açucaradas ou liquidas. O Corpo humano perde peso rapidamente quando bebemos menos, pelo qual no verão podemos chegar a ter uma desidratação, se não houver controle.  

Não posso emagrecer no verão?

Agora que vimos com a temperatura afeta nossa intenção de emagrecer, acrescentamos que há diversos fatores muito mais determinantes quando o assunto é perder peso. Nosso estado de ânimo, o nível de estresse, de ansiedade, a qualidade do sono, os gens, a idade, a menstruação... existe uma infinidade de elementos que influem muito mais no nosso peso, que a época do ano que estamos. 

Para terminar, eu gostaria de dizer, que por comodidade, estive falando sobre emagrecer e perder peso como se fossem sinônimos. E não é o mesmo. Após semanas praticando esportes, é possível que só tenha perdido medidas e tenha a sensação de estar mais magro/a, mesmo que na balança apareça sempre o mesmo peso. Devemos lembrar que o músculo é mais denso que a gordura, e pode chegar a pesar o mesmo, ocupando um volume inferior. O ideal é procurar um especialista para que nos ajude a emagrecer de forma saudável. E antes de qualquer coisa, nunca ter pressa.