Descobrem o maior peixe ósseo do mundo no arquipélago dos Açores, com o peso equivalente de um rinoceronte branco!

Uma equipa de biólogos descobriu em 2021 ao largo dos Açores (Portugal) um peixe-lua com quase 3 toneladas, um recorde mundial para esta espécie, mas também para peixes ósseos.

O maior peixe-lua do mundo
O peixe-lua tem uma morfologia muito atípica e cresce ao longo da vida, atingindo dimensões muito impressionantes.

Um peixe-lua gigante apareceu sem vida na costa do Faial (Açores), em Portugal, e, após uma longa autópsia, foi identificado como o maior peixe ósseo do mundo. É uma espécie de peixe da família Molidae, e tem uma aparência incomum, pois parece a cabeça de um peixe grande sem cauda. Isso se deve principalmente ao formato atípico de sua nadadeira caudal.

Descobrindo os segredos desta espécie surpreendente

É um peixe achatado em largura, ovoide quando visto de frente e com barbatanas peitorais muito pequenas em comparação com as barbatanas dorsal e caudal. O seu nome “peixe-lua” deve-se em parte ao seu formato em forma de disco, que lembra o nosso satélite natural, mas também porque a sua pele tem a capacidade de refletir a luz e porque tende a nadar perto da superfície, especialmente à noite.

Esse peixe ósseo é um dos maiores do mundo, com em média 1,80 metros de comprimento e até 3 metros ou mais de altura (o maior exemplar já observado media até 3,20 metros de altura). Além disso, tem a particularidade de crescer ao longo da vida, o que pode dar origem a exemplares verdadeiramente impressionantes.

Os cientistas que examinaram o cadáver deste peixe concluíram que era o peixe ósseo mais pesado já estudado... o peso é comparável ao de um rinoceronte branco.

Esta espécie de peixe está espalhada por todo o mundo e vive em águas tropicais e temperadas onde a temperatura da água está sempre acima de 10°C. Na Espanha, esses enormes peixes podem ser encontrados tanto na costa atlântica como no Mediterrâneo. Mas não entre em pânico se encontrar um durante uma sessão de mergulho: é completamente inofensivo.

Recorde confirmado: exemplar encontrado nos Açores é o maior peixe-lua do mundo

Os peixes-lua têm poucos predadores além de leões marinhos, baleias assassinas e alguns grandes tubarões. O homem também não representa uma grande ameaça para esta espécie, uma vez que a comercialização da sua carne é proibida na União Europeia. Apenas alguns países como Japão e Taiwan consideram-no uma iguaria.

No entanto, alguns exemplares podem ficar presos por engano em redes ou alimentar-se de detritos flutuantes, o que provoca a sua morte. Foi assim que um espécime particularmente impressionante foi descoberto sem vida ao largo dos Açores, no final de 2021, por um biólogo marinho.

Após uma longa autópsia, os cientistas que examinaram o cadáver deste peixe concluíram que era o peixe ósseo mais pesado já estudado. Atingiu o peso de 2.744 kg, superando em quase 500 kg o recorde mundial anterior de um peixe ósseo, detido por outro peixe-lua capturado perto do Japão em 1996. Esse peso é comparável ao de um rinoceronte branco.

A descoberta de um exemplar tão grande é uma boa notícia porque significa que o ecossistema marinho ainda é saudável o suficiente para abrigar animais tão imponentes. No entanto, como a causa da sua morte está provavelmente ligada à atividade humana, serve também para nos lembrar dos esforços que ainda temos de fazer para conservar as espécies marinhas, muitas das quais estão agora ameaçadas pela humanidade.