Descoberta: planta medicinal chinesa pode proteger as células contra vírus respiratórios
Segundo um novo estudo, uma substância encontrada em planta da medicina tradicional chinesa mostra potencial para proteger as células contra infecções virais respiratórias. Saiba mais aqui.

Pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (UNESP) e da Universidade de São Paulo (USP) descobriram que uma molécula presente em uma planta usada há séculos pela medicina tradicional chinesa pode se tornar uma aliada poderosa contra infecções virais respiratórias. A descoberta foi divulgada em um artigo recente na revista científica Langmuir. Entenda melhor abaixo.
O potencial de proteção desta planta chinesa
A planta Scutellaria baicalensis (também conhecida por Huang-Qin ou esutelária chinesa) é usada na medicina chinesa há séculos para tratar várias condições. Suas raízes são usadas para tratar problemas como diarreia, disenteria, hipertensão, hemorragia, insônia e inflamação.
E os pesquisadores descobriram que um composto natural presente nesta planta fortalece nossas células e impede a infecção por vírus respiratórios como os da gripe ou da COVID-19.
Trata-se de uma molécula chamada baicaleína. Eles mostraram que essa molécula tem a capacidade de interagir com as membranas celulares humanas e, dependendo do tipo de célula, reforçar as suas defesas naturais.
Para chegar a isso, os pesquisadores analisaram como a baicaleína interage com dois tipos de células humanas cultivadas em laboratório: as HEp-2, da região da faringe, e as A375, que são da pele e não são normalmente infectadas por vírus.

Os resultados foram animadores: nas células HEp-2, a baicaleína tornou as membranas celulares mais rígidas e resistentes, dificultando a entrada dos vírus. Já nas células A375, o efeito foi o contrário: a substância deixou as membranas celulares mais fluidas e desorganizadas, sem proteção.
Ou seja: a baicaleína parece atuar de forma inteligente e seletiva, protegendo principalmente as células mais vulneráveis a infecções virais respiratórias.
Por que essa descoberta é importante?
Segundo o estudo, a função da baicaleína é reforçar a defesa das células antes da infecção viral acontecer. Isso representa uma abordagem inovadora e complementar à medicina tradicional, podendo ser muito útil como forma de prevenção. Contudo, a baicaleína ainda não está disponível como um tratamento.
Além disso, o estudo mostra como a união entre a sabedoria tradicional e a pesquisa científica moderna pode gerar soluções inovadoras.
Agora, as etapas futuras do trabalho serão: fazer testes em células vivas e tecidos reais para confirmar os efeitos observados nos modelos de laboratório; fazer ensaios clínicos em humanos para avaliar a segurança, dose ideal, possíveis efeitos colaterais e sua real eficácia; para então chegar ao terceiro passo: o desenvolvimento de formulações práticas, como cápsulas, sprays nasais ou inaladores.
Referências da notícia
Com participação do IFSC/USP e FCL/UNESP – Planta da medicina tradicional chinesa mostra potencial para proteger as células contra vírus respiratórios. 17 de junho, 2025. Rui Sintra.
Baicalein Interactions with Lipid Membrane Models: Implications for Its Protective Role against Respiratory Viral Infections. 07 de abril, 2025. Martins, et al.