Conheça Caligo eurilochus, uma incrível borboleta coruja!

Caligo Eurilochus é um inseto lepidóptero, nativo da América Central e da América do Sul, popularmente conhecido por borboleta coruja e possui características fascinantes que surpreendem qualquer pessoa que a observe de perto. Conheça-a aqui!

Para a zoologia – parte da Biologia que estuda os animais - o Caligo Eurilochus é um inseto lepidóptero, da família dos Ninfalídeos e endémico da América Central (desde o México) e da América do Sul (até à bacia do Rio Amazonas). Também conhecido como borboleta coruja, apresenta características que deixam qualquer indivíduo fascinado.

O nome borboleta coruja provém do curioso aspeto que ostenta - ocelos que se assemelham a olhos de coruja – (enormes e bem abertos). É uma borboleta que apresenta dimensões impressionantes, dado que pode alcançar até 18 cm de envergadura, estando entre as maiores da sua família. Manifestam também um azul deslumbrante e com detalhes em preto. A asa azul nunca perde a cor, nem mesmo vários anos após a sua morte.

Tanto quanto se sabe, estas características físicas servem como uma forma eficiente de passarem despercebidas perante predadores, ou até mesmo, afugentá-los. Isto é, parecem maiores e mais perigosas do que realmente são. Este curioso inseto voador tem hábitos crepusculares quando atinge a idade adulta, voando devagar ao amanhecer e ao anoitecer.

Sendo efêmera, à semelhança dos restantes exemplares da espécie, a borboleta-coruja dura cerca de três meses. Até chegar a esta fase (metamorfose completa), precisa de 105 dias.

youtube video id=OYJxycClawc

As larvas alimentam-se de várias plantas hospedeiras, tais como Calathea latifolia (Marantaceae), Heychium sp. (Zingiberaceae), Heliconia latispatha (Heliconiaceae), e Musa spp. (Musaceae). Regra geral, as fêmeas são maiores e menos coloridas em relação aos machos. Outro curioso aspeto sobre a borboleta-coruja é que não há espécimes iguais – entenda-se, como exemplo, a impressão digital.

Por último, as suas principais ameaças são a vespa – que deposita ovos em qualquer borboleta-coruja (seja macho ou fêmea) ficando estas parasitadas; os inseticidas utilizados nas plantações de banana pois podem provocar a sua morte; a captura criminosa e a destruição do seu habitat.