Capturando luz solar no deserto: o maior parque solar do mundo

O Egito é conhecido por sua enorme produção de petróleo e gás, mas há alguns anos está fortemente comprometido com a energia limpa. No deserto é o maior parque solar do mundo e pode ser visto do espaço!

Quando o trabalho terminar e cobrirá cerca de 37 km² com mais de 7 milhões de painéis solares fotovoltaicos.

O Egito é conhecido por suas pirâmides, mas também por seus enormes suprimentos de petróleo e gás. Com uma população e uma demanda de energia que aumentam ano a ano, as quedas de energia se tornaram frequentes. Era necessário aumentar a produção de energia e, em um dos países onde os dias claros são abundantes, era lógico aproveitar o enorme potencial solar.

Na província de Aswan, cerca de 650 quilômetros ao sul do Cairo, o Benban Solar Park emergiu do deserto. Quando o trabalho estiver concluído, cobrirá cerca de 37 km² e terá mais de 7 milhões de painéis solares fotovoltaicos. A área onde foi construída apresenta altos níveis de desemprego e mais de 10.000 pessoas foram necessárias para a construção desta usina solar. Quando estiver em plena capacidade, espera-se gerar 4.000 empregos e também reduzir as emissões de carbono do país em dois milhões de toneladas.

No início de 2018, o Egito obteve 90% de sua energia de combustíveis fósseis. Carvão e gás natural sempre foram as principais fontes de geração. É isso o que se quer mudar. O governo egípcio estabeleceu uma meta ambiciosa: em 2035, 42% da energia do país será renovável.

Capturar os raios do sol no deserto traz alguns desafios. Tempestades de areia e poeira, bastante comuns nessa região, podem reduzir a capacidade de coleta solar dos painéis, portanto são usados tratores especialmente projetados que escovam as superfícies várias vezes por mês. Além disso, temperaturas extremamente altas obrigam os funcionários a trabalhar nas horas mais frias do dia.

Visão do espaço

O parque solar é tão grande que seu tamanho pode ser apreciado com imagens de satélite. A imagem à direita mostra o Benban Solar Park em 16 de junho de 2018, logo após as primeiras seções dos painéis serem alinhadas para começar a trabalhar.

À esquerda, você pode ver o parque solar em outubro de 2019. À direita, estão os primeiros painéis em 2018.

A imagem à esquerda mostra a mesma área deserta, mas pouco mais de um ano depois, em 9 de outubro de 2019, quando o parque solar foi instalado em 80%. A parte verde é o rio Nilo, muito próximo das cidades de Kom Ombo e Daraw.