Satélite faz registro raro de ondas de gravidade atmosférica

As imagens de satélite da agência meteorológica australiana WeatherZone capturaram um fenômeno geralmente invisível: ondas de gravidade atmosférica. O fenômenos foi visto pulsando através das nuvens e poeira no noroeste da Austrália Ocidental.

Ondas de gravidade atmosférica foram observadas por um satélite no noroeste da Austrália. Fonte: WeatherZone.

O fenômeno - conhecido como ondas de gravidade atmosférica - são essencialmente ondulações no céu, que, neste caso, foram desencadeadas por tempestades que ocorreram na região da Australásia nos últimos dias. O fenômeno ocorreu entre segunda-feira (21) e terça-feira (22) e foi registrado em imagens de satélite pela agência de previsão do tempo australiana.

As imagens mostram as ondas se espalhando da costa da Austrália Ocidental através das nuvens que formaram uma espécie de arco fino e branco em sequência. As ondas de gravidade na atmosfera fazem com que o ar suba e afunde na troposfera. Consequentemente, resfriando e aquecendo o vapor de água e fazendo com que, em alguns casos, a nuvem se forme nas cristas das ondas.

O satélite também capturou imagens de uma tempestade de areia soprando sobre a região seca de Pilbara, na Austrália Ocidental. A tempestade de areia aprimorou a propagação do fenômeno que se espalhou sobre o oceano Índico. As ondas de gravidade atmosférica passam despercebidas pelas pessoas no solo, embora possam causar turbulência nas aeronaves, contudo isso geralmente não é muito grave.

Essencialmente, as ondas de gravidade na atmosfera são perturbações que ocorrem em qualquer tipo de fluido, por isso as vemos frequentemente na água. A atmosfera também é um fluido e, portanto, estas ondas também ocorrem nos céus. As ondas de gravidade na atmosfera são invisíveis, mas podem ser visualizadas quando causam ondulações nas nuvens que podem ser detectadas pelos satélites. Apesar de invisíveis, estas ondas são relativamente comuns na atmosfera.

O fenômeno foi causado por tempestades severas no oeste da Austrália. As correntes de ar da nuvem que descem em direção a superfície produziram um distúrbio na atmosfera. O distúrbio, neste caso, foi o ar frio caindo da tempestade e entrando no ar mais quente perto da superfície. A diferença de densidade causa a perturbação e a onda de gravidade pode viajar à medida que o ar frio se espalha. O distúrbio permanece até que tudo se reequilibre, e é por isso que estas ondas podem percorrer um longo caminho.